Estudantes do IFPE Garanhuns têm trabalho premiado no 47º Cobenge

Trabalho obteve a 5ª colocação e versa sobre experiências de aprendizagem no ensino da Engenharia Elétrica

Os estudantes Jackson Alves de Araújo, Jonas Mateus da Silva Galindo e José Emanuel da Silva Plácido, da graduação em Engenharia Elétrica do Campus Garanhuns, obtiveram o 5º lugar na avaliação dos melhores artigos aprovados e apresentados na 47ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). A edição de 2019 aconteceu em Fortaleza (CE), de 17 a 20 de setembro.

O trabalho intitulado Experiências de aprendizagem baseado em projetos no ensino da graduação em Engenharia Elétrica, idealizado e coordenado pelo docente Gerônimo Barbosa Alexandre, recebeu premiação de 5º lugar entre os 10 trabalhos premiados em um universo de 555 trabalhos inscritos de várias partes do Brasil.

Para Jackson Alves de Araújo, estudante que apresentou o trabalho no Cobenge, a experiência de premiação em seu primeiro congresso como estudante de Engenharia foi inacreditável. “Foi minha primeira experiência em congressos e até agora não caiu a ficha. Assistimos às apresentações e eram uns trabalhos melhores que os outros e foi surpreendente para todos nós e gratificante poder trazer esse reconhecimento para o IF”, relatou.

Jackson citou a importância da verticalização do ensino, ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no seu desenvolvimento acadêmico. “Ter feito meu Ensino Médio atrelado à formação técnica aqui no IFPE contribuiu muito para esse resultado, pois o nível de exigência é alto e saímos muito preparados para entrar em qualquer universidade, escrever trabalhos e artigos científicos, além da formação técnica contribuir muito na assimilação dos conteúdos”, concluiu.

DOCENTES – Além do apoio do coordenador do trabalho premiado, a comitiva de estudantes do Campus Garanhuns foi acompanhada no Cobenge pelos docentes Wilker Azevedo e Cosmo Mariano da Silva Júnior que vê na premiação muito simbolismo para todos os envolvidos no resultado. “Aumentamos em mais de 100% o número de publicações submetidas entre nossa primeira participação no Cobenge e a nossa terceira edição no evento (entre o 45° e 47° congresso) e estes resultados proporcionam o reconhecimento das ações do grupo, o incentivo a outros estudantes do curso e, além disso, fazer com que a instituição continue se esforçando por materializar, no cenário que estamos, o fomento a ações semelhantes no futuro”, diz Cosmo.

Já Wilker, acredita que a premiação atesta que o curso de Engenharia Elétrica do IFPE Garanhuns foi pensado e estruturado para atender as novas diretrizes curriculares. “O resultado que nossos estudantes obtiveram atesta que estamos no caminho certo, tanto a gestão do curso, como do Campus Garanhuns, dando margem ao Núcleo Docente Estruturante em relação as avaliações futuras, sem contar que nosso bacharelado nasceu na era 4.0 e já tem o reconhecimento das novas diretrizes curriculares que estarão sob avaliação”.

COBENGE – É o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) desde 1973, e tem como missão produzir mudanças necessárias para a melhoria da qualidade do ensino de graduação e pósgraduação em Engenharia e Tecnologia no Brasil, contribuindo decisivamente para a formação de profissionais cada vez mais qualificados e capacitados que levem desenvolvimento e tecnologia a todos os pontos do país pelos benefícios que a engenharia pode proporcionar a toda população.