Início do conteúdo

Palestra aborda cuidados com a voz do professor

Fonoaudióloga da UFPE deu dicas de cuidados e exercícios para prevenir o surgimento de problemas com a voz


Na terça-feira (17), o Campus Ipojuca recebeu a fonoaudióloga Ana Nery de Araújo, professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE, para uma palestra sobre os cuidados com a voz do professor. A atividade, organizada pela Direção de Ensino, marcou a semana em que se comemorou o Dia Mundial da Voz (16 de abril).

Como precisam falar muito em sua rotina de trabalho, os professores são possíveis candidatos a desenvolver uma disfonia ocupacional. “É preciso criar hábitos preventivos de cuidado com a voz; não basta se preocupar com ela somente depois de desenvolver algum tipo de problema”, disse Araújo.

A palesta fez uma introdução sobre o trato vocal, abordou os fatores que favorecem ou prejudicam a saúde da voz, e foi encerrada com exercícios de relaxamento e de aquecimento e desaquecimento vocal.

Confira a seguir algumas das boas práticas a serem adotadas por professores, abordadas na palestra:

  • Evitar falar na presença de ruído
  • Modular a voz, usando entonações diferentes e explorando as possibilidades vocais
  • Articular bem as palavras e evitar falar muito rápido ou muito alto
  • Organizar os estudantes em sala de modo a favorecer a acústica, e utilizar microfone sempre que necessário
  • Planejar a aula intercalando sessões expositivas com atividades que exigem menos da voz do professor
  • Descansar a voz depois de falar muito: manter silêncio nos intervalos e, para o lanche, preferir alimentos como maçã, sucos cítricos e mel, além de bastante água
  • Fazer exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal

Como estratégia para evitar o desgaste da voz, Neri apontou ainda a necessidade de manter hábitos saudáveis, como manter-se sempre bem hidratado(a), evitar comidas gordurosas e muito condimentadas, praticar atividade física regular e dormir bem.

Fim do conteúdo