Você está aqui: Página Inicial > Campus > Ipojuca > Notícias > Palestra propõe reflexão sobre cultura política e cidadania

Notícias

Palestra propõe reflexão sobre cultura política e cidadania

A atividade foi a primeira do projeto IFPE: Conexão Cultural, que pretende abordar temas sobre Língua e sociedade a cada dois meses
por publicado: 26/10/2018 11h46 última modificação: 26/10/2018 12h03

Aconteceu no Campus Ipojuca, no dia 02 de outubro, a palestra “Língua, Discurso e Política: uma reflexão importante em tempos de eleições”. A palestra foi ministrada pelos professores de Português Roberto de França Filho e Maria Clara Galindo, e abordou o uso da língua para convencer e construir discursos políticos.

A iniciativa marcou o lançamento do projeto “IFPE Conexão Cultural”, que pretende, a cada dois meses, promover palestras e debates sobe cultura e cidadania, além de compartilhar experiências de intercâmbio e aprendizado de línguas estrangeiras.

“Escolhemos o tema do discurso político porque está em evidência hoje, mas não abordamos o caso dessas eleições especificamente, nem falamos de política partidária”, explicou França. “A proposta foi a de compreender como o uso de técnicas discursivas pode servir para criar narrativas políticas e persuadir eleitores”, explicou o professor Roberto.

A palestra se dividiu em duas partes principais: a apresentação do conceito de Língua e Discurso; e um exercício de análise de discursos políticos. A ideia foi incentivar o senso crítico frente aos discursos políticos, como mais um instrumento de exercício da cidadania responsável em uma democracia. O Núcleo de Arte e Cultura do Campus também participou da atividade, interpretando canções que evidenciam a relação entre música e política.