Você está aqui: Página Inicial > Campus > Olinda > O Campus

O Campus

por Hugo Ferreira publicado 05/10/2015 18h03, última modificação 13/06/2019 09h44

O Campus Olinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, instituída pela Lei nº 11.195/2005, através da qual também foram criados, em Pernambuco, os campi Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes e Palmares.

Para definir os cursos oferecidos na nova unidade, o IFPE realizou um trabalho prévio, através de uma consultoria, para levantar as necessidades de mão de obra demandadas pelos arranjos produtivos locais, num horizonte de dez anos.  O resultado da pesquisa foi apresentado à comunidade, durante uma audiência pública, que ocorreu em agosto de 2013.

Na audiência, representantes de segmentos da sociedade civil de Olinda votaram em dois dentre uma lista de cursos apresentados. Foram escolhidas formações ligadas ao eixo de Produção Cultural e Design, com objetivo de fomentar a economia criativa.  Os cursos técnicos de Artes Visuais e Computação Gráfica são os pioneiros, oferecidos para estudantes oriundos do Ensino Médio. A aula magna foi ministrada pelo prefeito do município, Renildo Calheiros, para 144 estudantes, no dia 15 de outubro de 2014. 

O IFPE Olinda também oferece, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), o curso de mestrado profissional em Educação Profissional, na modalidade semipresencial. O curso é oferecido em rede em todo o Brasil. Ao longo dos anos, também são ofertadas capacitações  através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), como cursos os cursos de Assistente em Produção Cultural e Editor de Vídeo. 

Atualmente, as atividades do Campus ocorrem provisoriamente em prédio alugado no bairro de Jardim Atlântico, onde já funcionou o Colégio Santa Emília. O primeiro endereço, também no bairro Jardim Atlântico, foi numa escola cedida pela Prefeitura de Olinda na Rua Sérgio Godoy de Vasconcelos, 390. A sede definitiva será erguida no bairro de Casa Caiada. 

-----------------------------------------------------

ENDEREÇO

Sede Provisória

Avenida Avenida Fagundes Varela, nº 375, Jardim Atlântico, Olinda – PE. CEP: 53140-080. (Antigo Colégio Santa Emília)

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda à sexta-feira (7h às 12h e das 13h às 17h)