Você está aqui: Página Inicial > Campus > Pesqueira > Notícias > IFPE promove 1º Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras

Notícias

IFPE promove 1º Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras

O objetivo é reunir profissionais da região Agreste que atuam com o público surdo, a fim de discutirem os desafios e perspectivas do profissional tradutor e intérprete de libras na atualidade .
por publicado: 05/07/2018 09h14 última modificação: 24/07/2018 19h46

O IFPE Campus Pesqueira promoverá, entre os dias 24 e 25 de julho, o 1º Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras. O objetivo é reunir profissionais da região Agreste que atuam com o público surdo, a fim de discutirem os desafios e perspectivas do profissional tradutor e intérprete de libras na atualidade e seu impacto na sociedade.  As inscrições são gratuitas, vão até o dia 18 de julho e podem ser feitas por meio desse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdILtq934Gv9UtJOxZBFBBihMMulUfe wkTa6zKjLZ-imeCrQ/formResponse .

 

=>Confira fotos do evento no Flickr do IFPE

 

=>Programação do 1º Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras

No dia 24, haverá palestra com os especialistas da área Lucielma Karla e Luciana Lenira sobre “O Intérprete Educacional” e “A Formação dos Tradutores Intérpretes de Línguas e Sinais”. À tarde, oficinas com Otávio Silva e Adalberto Ferreira sobre “Tradutores Intérpretes de Línguas e Sinais: no mundo do trabalho, legislação e ética profissional” e  “Classificadores: o que é e para que serve?”.

Já no dia 25, ocorrerão oficinas com Laerte Leonaldo e Carlos Di Oliveira sobre “O uso de sinais conceituais na prática de tradução/interpretação no ensino de ciências e “noções básicas da escrita de sinais” e oficinas com Rogério Santos e Álvaro Ferreira sobre “O sinal e seus contextos: reflexões sobre o ato tradutório, interpretativo” e “Técnicas usadas na arte: música, hinos cívicos, poesias”.

De acordo com a professora Josseany Gomes, uma das organizadoras do evento, a ação faz parte das comemorações do Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras que ocorre no dia 26 de julho. “O encontro está sendo promovido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas, ligado à Coordenação de Políticas Inclusivas e tem a prerrogativa de promover formação continuada para profissionais que atuam na área da interpretação da língua brasileira de sinais (LIBRAS) com principal foco na educação básica da cidade de Pesqueira.”, informou.