Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Docentes participam, nesta terça (23), de atividades em preparação para semestre letivo

Notícias

Docentes participam, nesta terça (23), de atividades em preparação para semestre letivo

Programação segue na tarde desta terça (23) e ao longo da quarta-feira (24)
por publicado: 23/07/2019 15h12 última modificação: 31/07/2019 13h32

O Encontro Pedagógico, já tradicional no calendário da Instituição, teve início nesta terça (23), com palestras e minicursos destinados aos docentes do Campus Recife como preparativo para o próximo semestre letivo, de 2019.2. Durante a manhã, a grade contemplou atividades voltadas a aspectos pedagógicos, de inclusão e de relações interpessoais.

Para o diretor-geral do Campus Recife, professor Marivaldo Rosas, o momento de diálogo que ocorre semestralmente apresenta grande importância por favorecer a comunicação entre gestores e docentes, possibilitando a discussão e atendimento quanto a questões levantadas pelos professores a partir de suas percepções na sala de aula. ”Neste semestre, organizamos um Encontro Pedagógico mais descentralizado, mais democrático. Cada departamento acadêmico, auxiliado pela assessoria pedagógica da Direção de Ensino (DEN), responsabilizou-se por sua programação”, comenta Marivaldo.

A atividade “Dialogando sobre as novas diretrizes do CONIF para os cursos Médio Integrado” foi realizada em duas salas, ministradas pelas pedagogas Ruth Malafaia e Josenilde Gaspar. A conversa girou em torno da proposta de reformulação dos cursos de nível Médio Integrado ofertados pelo IFPE Campus Recife, advinda do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

Conduzido pelos intérpretes de Libras do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) do Campus, Tarciana Ramos e Carlos Oliveira, a oficina “Que língua é essa?” procurou trazer um breve resumo histórico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), introduzir os participantes no básico para uma conversação, além de apresentar alguns sinais específicos da Instituição, como cargos e titulações.

Ministrado pela pedagoga Elisama Cavalcanti, o minicurso “Relações interpessoais educador- educando: uma contribuição de Paulo Freire” incentivou a troca de experiências entre os participantes, cada qual contribuindo com sua formação e identidade profissional na prática docente.

Para o diretor de Ensino, Ulisses Costa, o Encontro Pedagógico propicia aos docentes de diversas áreas uma oportunidade de socializar e oferecer suas sugestões de aprimoramento. “Durante esses dois dias de Encontro, esperamos dar continuidade às discussões que vêm sendo levantadas pelos nossos educadores, debatendo todas as dúvidas, recomendações e conhecimentos apresentados entre nossos docentes, pedagogos e gestão”, aponta Ulisses. Para ter acesso à programação completa, basta clicar aqui.