Você está aqui: Página Inicial > Campus > Recife > Notícias > Estudante do Campus é primeiro lugar em concurso de desenho sobre o papel da mulher

Cerimônia de premiação marcou o fim da programação especial do mês de março
por publicado: 04/04/2018 12h27 última modificação: 04/04/2018 12h30

Alejandro Falcão, do terceiro período do curso de Edificações do Campus Recife, conta que sempre teve familiaridade com desenho e que ficou empolgado em usar esta afinidade para expressar um tema tão relevante quanto os papéis conferidos a mulher na sociedade contemporânea. O estudante recebeu o primeiro prêmio do concurso de desenho “Lugar de Mulher é onde ela quiser” promovido pela assessoria de comunicação (Ascom) da Reitoria do Instituto. O objetivo da competição era que os estudantes enviassem seus trabalhos para uma triagem, e posteriormente cada desenho selecionado seria submetido à votação do público pelas redes sociais. O trabalho desenvolvido por Alejandro recebeu mais de trezentos votos e o estudante levou para casa três exemplares de livros que tratam sobre diferentes desafios das mulheres. Dentre os títulos da premiação estavam as obras “Sejamos todas feministas” (autora: Chimamanda Ngozi Adichie), “Eu sou Malala” (autora: Malala Yousafzai) e o livro “Mulheres incríveis” (autoras: Kate Schatz, Miriam Klein Stahl, Jules de Faria.)

A obra desenvolvida pelo estudante trata das conquistas de direitos para as mulheres, além de reconhecer uma ideia de uma luta contínua que parece não se esgotar, mas sempre trazer novas perspectivas. Da escrava a mulher revolucionária, o desenho de Alejandro destaca aspectos da evolução social, apontado determinados elementos como o acesso ao conhecimento, por exemplo, como fundamentais para concretização das mudanças promovidas pelos movimentos de igualdade de gênero. O discente conta que a iniciativa é de grande importância, pois permite a promoção de ideias para um público mais abrangente,  criado um espaço, onde é possível  expressar reconhecimento e apoio à luta das mulheres.

Programação

Durante todo o mês de março iniciativas do Instituto em parceria com diversos setores do Campus promoveram espaços e atividades artísticas voltadas para lembrar e discutir questões relativas às mulheres contemporâneas. Além de palestras semanais, que trataram de temas como violência, lugar das mulheres e representação, também aconteceram exibição de materiais audiovisuais e produção de trabalhos artísticos.

As servidoras do Campus Recife também foram convidadas para uma sessão de cinema especial e exclusiva em uma parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Ação disponibilizou uma tarde inteira para que as interessadas assistissem à produção “Estrelas além do tempo”, que narra a história de três cientistas afro americanas cruciais no desenvolvimento tecnológico americano. O encerramento da programação aconteceu na última quarta (28/03) com palestras, exposições e premiações que aconteceram no miniaudutório e que tomaram o Hall do campus, com participantes da comunidade acadêmica e externa.