Você está aqui: Página Inicial > Campus > Vitória > Assistência Estudantil > Programas

Programas

por clesia publicado 09/12/2015 13h48, última modificação 22/02/2016 12h24

PROGRAMAS ESPECÍFICOS


PROGRAMAS DE MORADIA, SEMIMORADIA E REFEITÓRIO ESTUDANTIL

O Programa de Moradia Estudantil oferece aos estudantes do IFPE com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios — especialmente àqueles que residem fora da cidade em que o campus se localiza — acesso à moradia e refeições ofertadas pelo refeitório do Campus Vitória de Santo Antão. Os alunos beneficiados pelo programa de moradia, além de fazerem uso dos alojamentos, são assistidos pelo serviço nutricional com recebimento das refeições diárias.

O Programa de Semimoradia Estudantil tem a finalidade de oferecer aos estudantes do Campus Vitória de Santo Antão acesso a espaços coletivos para higiene pessoal e refeições diárias servidas em refeitório próprio.


MANUTENÇÃO ACADÊMICA (Bolsas Permanência)

As bolsas permanência são destinadas aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. O objetivo é auxiliá-los nos quesitos alimentação, moradia, transporte e creche, contribuindo, assim, para sua permanência no curso. São oferecidas nas seguintes modalidades: 

  • Bolsa Permanência Transporte e Alimentação: fornece auxílio financeiro para o transporte do estudante, no deslocamento de sua residência até o campus. Da mesma forma, auxilia-o na alimentação, contribuindo para as despesas dessa natureza.
  • Bolsa Permanência Moradia: fornece auxílio financeiro para contribuir nos gastos com moradia do estudante que esteja com dificuldade de se manter residente na cidade em que está matriculado;
  • Bolsa Permanência Creche: tem como objetivo custear parte das despesas dos estudantes, em situação de vulnerabilidade social, nos cuidados de seus dependentes em idade pré-escolar (até 6 anos incompletos).


BENEFÍCIO EVENTUAL: destinado a suprir necessidades temporárias ao desenvolvimento das atividades educacionais, tais como equipamentos de proteção individual, fardamento profissional, óculos, aparelho auditivo, entre outros.

AUXÍLIO FINANCEIRO: destinado a atender necessidades que ainda não foram alcançadas por meio de outros programas ou em tempo hábil de outros editais.

PERÍODOS E FORMAS DE ACESSO:
Normalmente, os editais que abrem vagas para esses programas são lançados duas vezes ao ano, no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. As exceções são o Auxílio Financeiro e Benefício Eventual, que podem ser solicitados a qualquer tempo do ano letivo, sempre que necessário.

PROGRAMA DE APOIO A VISITAS TÉCNICAS
O Programa auxilia os estudantes no custeio de despesas com visitas técnicas. Para ser beneficiado, o discente precisa estar regularmente matriculado em disciplinas dos cursos do IFPE ou vinculado a Projetos Institucionais.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE DO PROEJA
Concede benefício financeiro aos estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados na modalidade Jovens e Adultos, e atende ao total de estudantes regularmente matriculados na modalidade PROEJA. Esses estudantes não podem acumular outros benefícios da Política da Assistência Estudantil. Quando houver a necessidade de outros benefícios, o estudante do Proeja deverá submeter-se ao processo seletivo e optar por aquele Programa que atenda melhor a suas necessidades.

PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Programa destinado a apoiar os estudantes do IFPE com a concessão de benefício financeiro para o custeio de despesas com inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação em eventos científicos ou tecnológicos, no país e no exterior.

Períodos e formas de acesso:
No período de março a dezembro, o Programa atende estudantes regularmente matriculados nos cursos do IFPE. A prioridade é para aqueles que apresentarão trabalhos em eventos científicos e tecnológicos, observando-se o critério geral da Política da Assistência Estudantil de vulnerabilidade social, observando-se a anuência do orientador e/ou equivalente e o encaminhamento, com parecer, do setor de pesquisa do campus.

 

PROGRAMAS UNIVERSAIS


PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO BIOPSICOSSOCIAL

Desenvolve ações de prevenção, promoção e atenção biopsicossocial. Nesse programa, estão inclusas ações de orientação educacional, orientação pedagógica e social, assistência de enfermagem, acompanhado de educação em saúde e orientação nutricional aos estudantes.

  • Programa de Incentivo à Arte e Cultura: Visa a estimular a prática artística e cultural dos estudantes do IFPE, proporcionando ao corpo discente do IFPE a vivência da cidadania através da arte e da cultura.
  • Programa de Incentivo ao Esporte e Lazer: Compreende um conjunto de ações, destinadas aos estudantes, que visam a contribuir para o exercício da cidadania, através de práticas esportivas e de lazer.


PROGRAMAS TÉCNICO-CIENTÍFICOS


Programa de Monitoria: Visa à ampliação dos espaços de aprendizagem, à melhoria da qualidade do ensino e ao desenvolvimento da autonomia e formação integral dos estudantes. É destinado aos estudantes dos cursos técnicos e superiores. O estudante-monitor será orientado sempre por um docente, denominado docente-orientador. (Fonte: Portal IFPE)

Pibic – Técnico e Graduação: Visa incentivar a participação de estudantes em projetos de pesquisa. Nesse processo se espera proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. (Fonte: Portal IFPE)

Pibic Ações Afirmativas: Tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas instituições de ensino superior. O objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. (Fonte: Portal IFPE)

Pibex: Trata-se de um Programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, com o objetivo de apoiar estudantes do IFPE quanto ao desenvolvimento de Projetos (vinculados ou não a Programas) em consonância com a Política de Extensão do Instituto.