Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Abreu e Lima recebe Caravana de Extensão do IFPE

Abreu e Lima recebe Caravana de Extensão do IFPE

Projeto, organizado pela Proext em parceria com o Campus Abreu e Lima, contou com ações em três polos da cidade
por publicado: 22/05/2019 21h13 última modificação: 23/05/2019 12h55

O município de Abreu e Lima recebeu pela primeira vez a Caravana de Extensão do IFPE. As atividades foram Caravana 6promovidas durante toda a terça-feira (21) em três polos da cidade levando prestação de serviços, conhecimento e cultura para cerca de 250 participantes.

A iniciativa contou com uma programação variada beneficiando desde idosos a crianças moradoras da área rural da cidade. Na Escola Valdeci Damázio, no Centro de Abreu, foram oferecidos na parte da manhã serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia, por meio de estudantes do curso de Enfermagem do campus local. O espaço também sediou a cerimônia de abertura com apresentações de grupos culturais da cidade.

Caravana 5A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, presidiu a mesa solene, que contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Ana Patrícia Falcão, da diretora-geral do Campus Abreu e Lima, Fátima Cabral, e do prefeito Marcos José, além da secretária de Educação Geni Soares e da secretária executiva de Ação Social Dulcilene Fontes.

De acordo com o prefeito, é uma honra para o município de Abreu e Lima não só sediar um campus do Instituto, mas também receber um evento do porte da Caravana. "A educação traz para a juventude, para crianças e adolescentes a chave de vitória do futuro e é isso que esse evento vai promover nesse dia", ressaltou.

Parabenizando as apresentações culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Ação Social na solenidade de abertura, a reitora pontuou que o município realiza um trabalho de base que merece destaque. "Essas apresentações Caravana 8bonitas e espontâneas como as que vimos não acontecem por acaso. Só acontecem se tiver apoio, se tiver formação e se o município comprar essa luta. Quando o negócio é de coração, é vibrante, a gente percebe", avaliou.

A gestora aproveitou a sua fala para renovar o compromisso social do IFPE com a educação. "Nossa missão é oferecer uma educação pública, gratuita, republicana, laica e de qualidade socialmente referenciada e é isso que o Instituto faz. A nossa luta é por uma educação que deve ser suprapartidária, deve ser de todas as pessoas que se preocupam com o presente ou com o futuro desse país", destacou.

Caravana 3Cesta Literária - No turno da tarde, a Escola Eduardo Batista, localizada na área rural de Abreu e Lima atendendo crianças da Educação Infantil ao Fundamental I, recebeu a Caravana com atividades do projeto Cesta Literária, que promoveu contação de histórias, doação de livros, orientações de pós-graduandos da Fiocruz sobre o combate ao mosquito da dengue e distribuição de lanches.

O assentamento pousada Canãa, terceiro polo do evento, sediou durante todo o dia ações voltadas para a educação do campo. Já a Escola Valdeci Damázio recebeu à tarde uma oficina sobre formação em técnicas administrativas e uma outra sobre reaproveitamento de alimentos e Caravana 14produtos locais, além de uma palestra sobre empreendedorismo e economia criativa.

O projeto Caravana de Extensão, desenvolvido pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão do IFPE (Proext), vem sendo realizado todos os anos em municípios do estado, levando ações socioeducativas diversas que promovem a troca de saberes entre estudantes, servidores da instituição e comunidade visitada.

=> Confira mais fotos do evento