Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Divulgado edital de mestrado profissional em educação 2019

Divulgado edital de mestrado profissional em educação 2019

São oferecidas 908 vagas no Brasil. Dessas 22 são no polo IFPE Olinda
por publicado: 21/12/2018 13h34 última modificação: 03/01/2019 12h22

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou edital para as turmas de 2019. O mestrado oferecido em rede, na modalidade profissional, disponibiliza 908 vagas em todo o Brasil. Dessas, 22 são ofertadas no polo IFPE Olinda. Metade das vagas é destinada à ampla concorrência e a outra metade, reservada para servidores dos institutos federais. Há ainda cotas para negros, pardos, índios e pessoas com deficiência.

As inscrições on-line ocorrerão no período de 2 de fevereiro a 7 de março de 2019. O endereço do sistema de inscrições será divulgado no site do Programa.  Será cobrada uma taxa de R$ 70. Quem não puder pagá-la poderá solicitar isenção no período de 2 a 11 de fevereiro de 2019. Os candidatos nessa situação deverão estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A seleção será realizada por meio do Exame Nacional de Acesso que contará com 50 questões de múltipla escolha. A prova será aplicada no dia 5 de maio. O conteúdo - que envolve questões como conceitos da educação profissional, metodologia de pesquisa e teorias e práticas do ensino aprendizagem – pode ser conferido no edital. Na seleção, não é exigido projeto de pesquisa nem realizadas entrevistas.

As datas de matrícula para os aprovados serão divulgadas posteriormente, durante a seleção. As aulas, com início previsto para agosto de 2019, ocorrerão sempre às sextas-feiras, no IFPE Olinda. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos através do e-mail  profept.mestrado@olinda.ifpe.edu.br

O ProfEPT é oferecido na modalidade semipresencial e  reconhecido pela Coordenação de  Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O  curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e  tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes  ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não-formais.