Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Estudante do IFPE conquista bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia

Estudante do IFPE conquista bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia

Juventino Férrer, do Campus Recife, representou o Brasil na China na delegação com outros quatro estudantes
por publicado: 12/11/2018 16h35 última modificação: 14/11/2018 16h09

O estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Juventino Férrer, conquistou medalha de Bronze na 12ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. A competição foi realizada em Pequim, na China, entre os dias 03 e 11 de novembro, envolvendo estudantes de 40 países.

O jovem de 18 anos é estudante do curso de Química Industrial, do Campus Recife, e integrou a delegação brasileira, formada por outros quatro estudantes. No total, a equipe nacional arrebatou quatro medalhas e uma menção honrosa.

Ao longo da competição, os participantes são submetidos a uma prova teórica, observacional e de análise de dados, podendo pontuar até 600 pontos. O desempenho é avaliado por uma comissão formada por professores e pesquisadores de diversos países. As medalhas, então, são distribuídas de acordo com a nota que cada estudante recebeu. Até integrar a delegação brasileira, Juventino ficou entre as 35 maiores notas da Olimpíada Brasileira de Astronomia, que envolve 100 mil estudantes de todo o país. Ele participou de dois treinamentos em São Paulo e, então, foi convocado para compor a equipe que representou o Brasil na China.

Ele é integrante do Núcleo de Astronomia do IFPE - Campus Recife, coordenado pelo Professor Guilherme Pereira, organizador das Olimpíadas Pernambucanas de Astronomia e Astronáutica, Foguetes e Física. “O Núcleo já tem cinco anos de existência e esse resultado demonstra que estamos cumprindo nosso papel de revelar as capacidades científicas dos nossos estudantes Nossa parte, enquanto IFPE, é orientar, dar a base e apoiar para que eles revelem seus próprios valores”, explica o professor.

Esta foi a segunda vez que um estudante do IFPE foi medalhista Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Em 2013, a então estudante Larissa Aqui também conquistou a medalha de bronze na mesma competição. Atualmente, ela cursa o mestrado em Física Básica, na Universidade de São Paulo (USP).