Início do conteúdo

Exposição e roda de diálogo abrem Novembro Negro no IFPE

Abertura também contou com a apresentação da Orquestra do Movimento Pró-Criança


Uma exposição e uma roda de diálogos sobre o tema Mulheres negras na construção do conhecimento abriram a novembro negro (1).JPGprogramação do Novembro Negro, nesta sexta-feira (8), no hall de entrada do Campus Recife. Realizado pela Reitoria do IFPE em parceria com o Campus Recife, o evento contou ainda com a apresentação da Orquestra do Movimento Pró-Criança.

A exposição Autoria Negra na Construção do conhecimento é projeto do Centro de Educação da UFPE coordenado pela professora Maria da Conceição dos Reis. O objetivo é promover a visibilidade das autorias negras no âmbito da ciência, destacando suas contribuições para as pesquisas em educação.

novembro negro (3).JPGParticiparam da roda de diálogo, a reitora do IFPE, Anália Ribeiro; a pedagoga da rede municipal do Recife, Elizama Messias; e a professora da UFPE, Flávia Clemente“. A construção do conhecimento pela mulher negra é uma profunda resistência e também o enfrentamento das narrativas postas”, afirmou a reitora. “Nós produzimos conhecimento alterando os scripts, no cotidiano e com a nossa presença”,destacou Elizama Messias.

Durante o mês de novembro, mês da consciência negra, o IFPE realizará uma série de ações dentro do Novembro novembro negro (4).JPGNegro, que tem como tema “Raízes históricas e culturais da formação do povo brasileiro”.  A proposta da Pró-Reitoria de Extensão do IFPE, por meio dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Índigenas (NEABIs) presentes nos campi, é que a partir do debate sistêmico sobre questões que perpassam a identidade do povo brasileiro e a construção do conhecimento, os núcleos fomentem em seus respectivos campi, diversas intervenções pedagógicas e culturais que discutirão essa temática.

Fim do conteúdo