Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Primeira turma de Engenharia Mecânica é recebida em aula inaugural

Notícias

Primeira turma de Engenharia Mecânica é recebida em aula inaugural

As aulas do semestre acadêmico 2019.2 iniciaram-se esta semana, para todos os cursos do Campus Ipojuca
por publicado: 06/08/2019 12h42 última modificação: 07/08/2019 09h41

Começaram nesta segunda-feira (05) as atividades da primeira turma do Bacharelado em Engenharia Mecânica no IFPE-Campus Ipojuca. Os graduandos foram recebidos pela equipe de gestão e docentes do Campus, e assistiram a uma palestra com o engenheiro José Eduardo Lopes, diretor de Engenharia da Petroquímica Suape.

“Tivemos uma preocupação em montar um curso bem atualizado e em sintonia com o mercado de trabalho. Mecânica é uma área bastante tradicional, mas hoje, por exemplo, ela dialoga muito com a Eletrônica e a Tecnologia da Informação”, disse o diretor geral do Campus Ipojuca, Enio Camilo de Lima, a respeito do novo curso.

“O IFPE já é a maior instituição de ensino do Estado em número de campi, e vem expandindo as oportunidades de formação nos três níveis. São 17 campi, mais de 30 cursos superiores e quase 100 cursos técnicos”, afirmou o pró-reitor de Ensino, Assis Leão, representante da Reitoria do IFPE na Instituição.

O Bacharelado em Engenharia Mecânica é o segundo curso de graduação oferecido pelo IFPE-Campus Ipojuca*. Segundo o diretor-geral, além de ampliar a oferta de formação superior na região, a Engenharia também será interessante para o aprofundamento da pesquisa desenvolvida na instituição.

Também participaram da mesa de abertura a professora Luciene Lira de Souza, diretora de ensino, do Campus, e o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Andrei Braga Hudson.

PALESTRA – O Campus Ipojuca convidou o coordenador de Engenharia da Petroquímica Suape, José Eduardo Lopes, para proferir a primeira palestra voltada aos ingressantes no curso. Ele falou sobre a introdução da indústria 4.0 nas plantas da região e sobre diferentes aplicações da engenharia mecânica em processos industriais. “A indústria 4.0 é a indústria do conhecimento. As máquinas estão interligadas e conversam, operam com base em informação alimentada por diversos setores”, afirmou

Segundo Lopes, as gerações tecnológicas estão ficando mais curtas, e isso demanda dos profissionais estudo e atualização constante. “Vocês estão iniciando uma jornada na Engenharia que depende de um comprometimento interno, de alguém consigo mesmo. É preciso continuar se desenvolvendo e se atualizando, para acompanhar a realidade dos mercados”, disse ele.

“Estou animado, gostei bastante do primeiro dia. Será muito bom”, disse Eglon Pereira da Silva, ingressante no curso de Engenharia. Ele é técnico em Eletrotécnica e já atua na industria da região. “O avanço das coisas é realmente muito rápido. Um pouco você aprende no trabalho, mas é ótima a oportunidade de se aprofundar no assunto com os professores”.

*Atualmente, o IFPE-Campus Ipojuca oferece dois cursos superiores (Engenharia Mecânica e Licenciatura em Química), e outros cinco cursos técnicos subsequentes (com duração de dois anos): Automação Industrial; Construção Naval; Petroquímica; Química; e Segurança do Trabalho.