Início do conteúdo

Prodin dá início à construção do PDI 2020-2024

Primeira reunião da Comissão que irá coordenar os trabalhos de elaboração do documento aconteceu nesta quinta (13)


O miniauditório do Campus Recife sediou, na manhã desta quinta-feira (13), a 1ª reunião da Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE (PDI) para o quadriênio 2020-2024.

O encontro, promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), foi aberto pela reitora Anália Ribeiro, que destacou a importância de se construir o PDI coletivamente. Além dos gestores da Reitoria, participaram também da reunião os diretores-gerais dos campi.

De acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Juliana Andrade, o PDI é um documento que serve como instrumento de gestão mas tem a necessidade de ser acessível para toda a sociedade. “Somos um grupo formado por 39 pessoas e estamos aqui para coordenar a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE. Dessa forma, é importante que a gente possa trabalhar de forma ágil, objetiva, colaborativa e democrática”, pontuou.

Ainda segundo a pró-reitora, o PDI, além de apresentar todas as políticas acadêmicas e de gestão do Instituto, é um documento estratégico que precisa integrar as principais metas, políticas ou sequências de ações da instituição. “Precisamos trabalhar sempre a estratégia porque ela é o que permite a instituição alocar e direcionar os seus esforços PDI.JPGpara as ações. Lembrando que todas as nossas ações devem ser direcionadas ao atendimento dos objetivos estratégicos que vamos trabalhar no PDI”, ressaltou Andrade.

Na segunda parte da reunião, a Diretora de Licitações e Contratos da Pró-Reitoria de Administração, Patricia Ramos, e o administrador Eduardo Aleixo apresentaram a metodologia Canvas, uma ferramenta colaborativa que será utilizada para a construção do Plano.

PDI.JPGO objetivo desse primeiro encontro foi discutir e definir a metodologia de desenvolvimento do PDI, elaborar um cronograma geral de atividades e workshops temáticos referentes à construção do documento, bem como estabelecer orientações para a formação de grupos de trabalho.

De acordo com a portaria que instituiu a Comissão, o grupo tem até 180 dias para realizar a entrega do Plano.

Fim do conteúdo