Você está aqui: Página Inicial > Todas as notícias > Reitora participa de abertura da Semana de Administração Orçamentária

Reitora participa de abertura da Semana de Administração Orçamentária

Ao compor a mesa de abertura do evento, gestora defende a prioridade de recursos para a Educação
por publicado: 03/08/2017 16h09 última modificação: 03/08/2017 16h52

A reitora Anália Ribeiro representou o IFPE na cerimônia de abertura da XIV Semana de Administração Orçamentária, Financeira e Contratações Públicas, promovida pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Recife. A solenidade aconteceu no auditório da Justiça Federal de Pernambuco, na manhã da última terça-feira (1º), e contou com a presença de gestores e servidores públicos federais de todo o Nordeste.

Compondo a mesa solene, juntamente com representantes da ESAF e de órgãos do Governo Federal tais como, abertura semana orçamentária (3).JPGSecretaria do Tesouro Nacional (STN), Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Secretaria de Gestão (SEGES), Controladoria Geral da União, Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) e Banco do Brasil, a reitora expressou sua preocupação com o atual momento pelo qual passam as instituições de educação, sobretudo os Institutos Federais. Segundo ela, os institutos cumprem um papel social importante, pois prestam serviços públicos à sociedade por meio de programas sociais relevantes para a transformação da vida das pessoas no ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e desenvolvimento humano.

abertura semana orçamentária (1).JPGA gestora destacou ainda a importância de priorizar e preservar os recursos à Educação em meio ao contingenciamento, por entender que não deve existir estado mínimo para essa área. “A Educação tem que ser estado máximo como forma de permitir igualmente a todas as pessoas acesso às oportunidades”, ressaltou.

Ainda de acordo com a reitora, a ideia de se fazer mais com menos não pode ser vista pelo gestor como uma coisa natural ou até mesmo como uma ideia de eficácia, principalmente, se implicar na retirada de direitos sociais, de condições de igualdade para o acesso ao ensino, pesquisa e extensão ou na redução de recursos que atinjam programas desses pilares, a exemplo de bolsas estudantis.

O evento – O objetivo do evento Semana Orçamentária é atualizar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos sobre planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da Administração Pública Federal.

O IFPE Campus Recife sedia, até sexta-feira (3), as oficinas de capacitação voltadas para servidores e gestores públicos federais de diversas instituições que são usuários dos principais sistemas corporativos do Governo (SIGPlan, SIOP, SIAFI e SIASG) e que atuam em rotinas de planejamento, administração orçamentária e financeira, bem como em processos de compras de mercadorias e contratação de serviços, controle interno, controle externo e auditoria.