Início do conteúdo

PDI


https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/desenvolvimento-institucional/pdi

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é uma ferramenta estratégica de planejamento e gestão, que considera a identidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco no que diz respeito a sua missão, visão e valores.

Sua construção conjunta e democrática é feita com a participação da comunidade do IFPE.

O PDI pauta as atividades desenvolvidas na Instituição durante os próximos cinco (5) anos, fundamentadas também no seu Projeto Político-Pedagógico, as políticas públicas do Governo Federal e demais documentos norteadores da filosofia da instituição.

A elaboração do PDI é uma ação obrigatória para as Instituições Federais de Ensino (IFs), estabelecida pelo Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.

A construção dá-se de forma holística e vai da análise e avaliação da situação atual do Instituto até a constituição de diretrizes para promover o desenvolvimento acadêmico, organizacional e físico do IFPE.

A essência da elaboração do PDI é a construção e compartilhamento permanente dos valores, das práticas pedagógicas e de gestão. Nele, estão delineadas as linhas de ação referentes às políticas de Desenvolvimento Institucional, Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, bem como os objetivos, metas, indicadores e índices a serem alcançados num período de cinco anos. O Plano é também um importante elemento de integração das ações entre os Campi, destacando-se, nesse processo, o caráter híbrido da Instituição.

Acesse aqui a versão diagramada do PDI

Última atualização em 20/03/2024

Fim do conteúdo