Você está aqui: Página Inicial > Campus > Abreu e Lima > Extensão > Estágio

Estágio

por clesia publicado 09/12/2015 13h44, última modificação 29/03/2019 14h43

ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO

 

A Coordenação de Relações Empresariais, Estágios e Egressos (CREE), vinculada ao Departamento de Pesquisa e Extensão (DPEX), processa os trâmites relativos a estágio dos alunos do Campus Abreu e Lima, bem como as relações com os agentes de integração e as empresas/instituições/órgãos por meio de convênios e coordena a comunicação com os egressos de todos os cursos.

Todas as solicitações, com a documentação correspondente, devem ser encaminhadas aos professores Koenigsberg Lee ou José Roberto na CREE, que fica localizada na sala da Direção de Ensino (DEN), telefone: (81) 3312-1516.

Observação - Para que o aluno possa estagiar em uma empresa ou instituição, faz-se necessário que esta seja conveniada ao Campus Abreu e Lima ou a alguma agência de estágio (CIEE, IEL, ABRE, UNIGAPE, NUDEPE, etc). Caso a empresa onde você quer estagiar ainda não seja conveniada, entre em contato com os professores Koenigsberg Lee ou José Roberto, a fim de que realizem gestões no sentido de efetivação do mesmo com a empresa.

Leia atentamente, a seguir, as orientações para quem quer:


(A) Começar a estagiar

 Para estagiar, o(a) estudante precisa estar devidamente matriculado no IFPE. Antes de começar o estágio, o estudante deverá entregar a CREE os seguintes documentos:

A.1) 03 (três) vias do Termo de Compromisso de Estágio preenchidas e assinadas pela empresa conveniada e pelo(a) estudante. Caso o estágio tenha sido concedido por uma Agência de Integração (CIEE. IEL, etc.), serão necessárias 04 (quatro) vias do Termo, devidamente preenchidas e assinadas pela agência, pela empresa e pelo aluno.

A.2) 01 (uma) via do Plano de Estágio preenchido e assinado pelo supervisor designado pela empresa concedente (profissional do quadro pessoal da empresa, responsável pela orientação e supervisão do estagiário).

A.3) 01 (uma) cópia da Apólice de Seguro (nome do estudante, vigência) referente ao Termo de Compromisso de Estágio com cópia do comprovante de pagamento pela empresa conveniada.

 Observações:

 

  • O(a) estudante só poderá começar a estagiar depois de concedida a autorização, através da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio pela Direção Geral do Campus.
  • O Coordenador de Curso no Campus irá designar o orientador (um professor do Campus) para o acompanhamento efetivo do aluno em suas atividades, relatórios e outros. O aluno será informado sobre seu orientador quando receber os Termos de Compromisso assinados pela Direção Geral do Campus. Além disso, o professor orientador fará visita à unidade concedente, conforme determina a Lei nº 11.788/2008 (Lei de Estágio).
  • No caso da empresa conveniada não oferecer ao estagiário uma apólice de seguro contra acidentes pessoais (Será analisado se o estágio é obrigatório ou não, de conformidade com a legislação que rege a matéria), o aluno deverá solicitar junto à CREE sua inclusão no seguro oferecido pelo Campus.
  • O prazo médio para tramitação do processo é de 05 (cinco) dias úteis. Assim que a documentação estiver pronta, o estudante será informado via e-mail ou outro meio de comunicação, para retirar duas vias da autorização para estagiar - uma da empresa e uma sua.

 

 (B) Renovar ou alterar (Aditivar um Contrato  um estágio já em andamento

 Para prorrogar o período de estágio inicialmente previsto, o(a) estudante precisa entregar no CREE a seguinte documentação, pelo menos uma semana antes do encerramento do prazo original do estágio:

B.1) 3 (três) vias do Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio, assinado pelo estudante, pelo supervisor de estágio na empresa e por mais um funcionário/testemunha na empresa. Caso o estágio tenha sido concedido por uma Agência de Integração (CIEE, IEL, etc.), serão necessárias 04 (quatro) vias, devidamente preenchidas e assinadas pela agência, pela empresa e pelo aluno.

Observações: No Termo Aditivo, a data de início do novo período de estágio precisa, obrigatoriamente, começar no dia seguinte ao final do período original do estágio: ou seja, se seu estágio se encerraria no dia 15, obrigatoriamente o novo período tem que começar no dia 16. Se o período total do estágio exceder 12 meses, é preciso que a empresa indique o período do recesso de 30 dias do(a) estagiário(a).

 

(C) Entregar o relatório de conclusão do estágio

 Para a conclusão do estágio, uma vez cumprida a carga horária obrigatória, é preciso apresentar o relatório de estágio. É importante que o(a) estudante prepare seu Relatório de Estágio ao longo da sua experiência na empresa, e que solicite ao professor orientador o acompanhamento (sugerimos que seja mensal) e correção do relatório durante esse período.

 O estudante tem o prazo máximo de 06 (seis) meses, a contar do término do estágio, para apresentar seu relatório, conforme disposto na Organização Acadêmica.

 Para dar entrada no processo de entrega do relatório, o estudante deverá apresentar os seguintes documentos a CREE (clique no link para baixar os modelos):

 C.1) Ficha de Avaliação do Relatório de Estágio/Emprego,devidamente preenchida e aprovada pelo supervisor da empresa e seu orientador do Campus.

C.2) Declaração de estágio realizado, preenchida pela empresa, em papel timbrado, informando o período de duração do estágio, a carga horária total realizada e as atividades desenvolvidas durante o estágio.

C.3) Relatório de Estágio/Emprego,  atendendo aos padrões estabelecidos pelo IFPE.

 Observações: O prazo médio para tramitação do processo é de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data de entrega do relatório ao CREE. O estudante será informado, por telefone ou via e-mail, de eventuais pendências ou da conclusão do processo de avaliação do relatório de estágio. Concluído esse processo, começa automaticamente a tramitação interna, na Direção de Ensino, para diplomação do estudante.

 

 (D) Interromper/encerrar o estágio antes do prazo

 O(a) estudante ou a empresa que decidam rescindir o termo de compromisso de estágio antes do prazo previsto deverão formalizar seu pedido por escrito, entregando à CREE a seguinte documentação:

D.1) Termo de Encerramento do Estágio, no caso de empresas diretamente conveniadas com o IFPE. Se o termo de compromisso de estágio foi realizado via Agência de Integração (CIEE, IEL, etc.), o estudante deverá procurar o modelo oferecido pela agenciadora e entregá-lo preenchido ao CREE.

 Observações: Para a tramitação futura da conclusão/entrega do relatório de estágio, o Termo de Encerramento tem a mesma validade da Declaração de Estágio Realizado - desde que seja em papel timbrado e contenha: o período de duração do estágio, a carga horária total realizada e as atividades desenvolvidas durante o estágio.

 

(E) Validação de Prática Profissional como Estágio

 Caso o(a) estudante já trabalhe na área, pode solicitar a validação do tempo de trabalho como estágio. É preciso que a pessoa já tenha cumprido, como funcionário(a) efetivo(a), a carga horária mínima obrigatória exigida pelo PPC.

 ETAPA 1: Para fazer a solicitação, o estudante deve apresentar à Coordenação de Curso, primeiramente:

  • Formulário de Solicitação de Validação de Estágio, devidamente preenchido e assinado;
  • Original e cópia da Carteira de Trabalho (folha de rosto e folha com o registro na empresa);
  • Declaração da Empresa em papel timbrado, informando: o cargo ocupado pelo funcionário; as atividades desempenhadas pelo funcionário; a data de admissão; e a carga horária exercida semanalmente. O documento deve ser datado e assinado pelo chefe imediato, com carimbo da empresa.

 

A autorização para validação de estágio será concluída no prazo médio de 10 (dez) dias úteis. Depois desse processo, o aluno tem o prazo máximo de seis meses, a contar da data de concessão da validação do estágio, para apresentar o Relatório de Emprego. Assim que assinar o termo de ciência da validação de estágio, o estudante será informado sobre o professor do Campus que será responsável por acompanhar suas atividades e avaliar o Relatório de Emprego.

 ETAPA 2: Para dar entrada no processo de avaliação do Relatório de Emprego, o estudante deve apresentar os seguintes documentos:

 

Observações: O prazo médio para tramitação do processo é de 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da data de entrega do relatório à CREE.

 

 (F) Validação de Atividade Acadêmica (extensão, monitoria e pesquisa) como Estágio

 F.1) De acordo com o Projeto Pedagógico de cada curso, as atividades de monitoria, Iniciação Científica, PIBEX entre outros, poderão ser consideradas como prática profissional que substitui o estágio.

F.2) Para que essas atividades sejam reconhecidas, o estudante deverá iniciar processo (via protocolo-geral) anexando as documentações descritas aqui.

F.3) Apresentar a Validação de Atividade Acadêmica Como Equivalência a Estágio Curricular

 

 (G) Caso o estudante seja autônomo, deverá utilizar o formulário de Autodeclaração de Autônomo como Estágio Curricular bem como a Declaração de Tomador de Serviço para Autônomo.

  

Se houver dúvidas sobre qualquer um desses trâmites, entre em contato com a CREE, pelo e-mail: coordenacao.estagio@abreuelima.ifpe.edu.br ou pelo telefone (81) 3312-1516.