Você está aqui: Página Inicial > Campus > Afogados > Notícias > Campus tem 5 equipes medalhistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Notícias

Campus tem 5 equipes medalhistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Os temas foram sobre o Patrimônio Histórico de Afogados da Ingazeira
por publicado: 22/11/2022 14h31 última modificação: 22/11/2022 14h31

O IFPE Afogados conquistou cinco medalhas na Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB, sendo 1 medalha de ouro, 1 de prata, 1 de bronze e duas de cristal (honra ao mérito).

O Campus concorreu na modalidade de equipes escolares “escolar pública” e, além de disputarem pelas medalhas, concorreram às bolsas de iniciação científica oferecidas pela Olimpíada em parceria com o CNPq.

A ONHB ocorreu em quatro fases ao longo de quatro semanas, entre 17 de outubro e 12 de novembro. O resultado foi divulgado no último dia 18 de novembro. As provas foram compostas por 5 questões e 1 tarefa, que variava entre análise de uma obra de arte, transcrição de documento manuscrito antigo e a escrita de textos sobre um patrimônio material ou imaterial da região de origem das equipes.

Patrimônio Histórico de Afogados da Ingazeira

As nossas equipes foram aprovadas em todas as fases e conseguiram ser medalhistas. Cada equipe era composta por três integrantes, mais o orientador Juarlyson Jhones, professor de História do IFPE Afogados. Ao todo, 15 estudantes do ensino médio integrado do nosso campus participaram da Olimpíada.

Cada equipe falou sobre um patrimônio material de Afogados na tarefa de cada fase da Olimpíada. Três equipes falaram do Cinema São José, uma equipe falou do Museu da Rádio Pajeú, outra falou da Igreja Matriz. “As equipes tiveram visibilidade nacional falando sobre espaços de importância histórica e cultural do município de Afogados”, avalia o professor Juarlyson Jhones.

No total, 660 equipes e participantes conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze nas quatro modalidades: individual, grupo, escolar pública e escolar privada. Mais informações sobre a ONHB: https://www.olimpiadadehistoria.com.br/

Na classificação geral, São Paulo foi o estado que mais conquistou medalhas: 159 no total. Em segundo lugar ficou o estado de Pernambuco com 63 equipes.

Conheça os estudantes medalhistas:

Medalha de Ouro

Equipe “IFPE Afogados 04” (6º período Curso Integrado Informática)

a. Espedito Bertozo

b. Heloísa Barros

c. Renan Santana

Medalha de Prata

Equipe “IFPE Afogados 02” (2º período Curso Integrado Informática)

a. Mickael Eleakim dos Santos Oliveira Almeida

b. Mirelle Bezerra Alves das Chagas

c. Rebecka de Oliveira Lopes

Medalha de Bronze

Equipe “Rubi” (6º período Curso Integrado Informática)

a. Carolina Oliveira

b. Maria Eduarda Costa Moraes

c. Moaci Izídio

Medalha de Cristal (honra ao mérito)

Equipe “Afoviques” (6º período Curso Integrado Informática)

a. Antônio Nunes

b. Flávia Manuelly Marques

c. Yan Torres

Medalha de Cristal (honra ao mérito)

Equipe “IFPE Afogados 03” (4º período Curso Integrado Saneamento)

a. Davi Ribeiro

b. Pedro Nobre

c. Rafael Sousa