Você está aqui: Página Inicial > Campus > Afogados > O Campus > Histórico

Histórico

por clesia publicado 09/12/2015 13h26, última modificação 23/01/2017 11h49

Em 24 de abril de 2007, foi realizada uma chamada pública para instalação de uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) no Sertão de Pernambuco, como parte da segunda fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituída pela Lei nº 11.195/2005. Vários municípios da região candidataram-se e passaram a concorrer como sede da nova unidade acadêmica do IFPE.

Afogados da Ingazeira foi a cidade selecionada para sediar o Campus do IFPE, tendo iniciadas as obras em 1º de junho de 2009. Entretanto, com a construção, o campus passaria a beneficiar habitantes de todos os municípios do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e até mesmo de outros estados.

Em agosto de 2010, as obras da primeira fase foram concluídas e no dia 29 do mesmo mês, realizada a aula inaugural no Cine Teatro São José, dando início, efetivamente, as aulas no dia 13 de setembro daquele ano. Em 21 de setembro, sai a autorização para o funcionamento da nova unidade, publicada no Diário Oficial da União (Portaria nº 1.170). Em 29 de novembro, é realizada, em Brasília/DF, a inauguração oficial.

A implantação do Campus Afogados da Ingazeira integrou a expansão da educação profissional em Pernambuco, juntamente com a criação dos campi Caruaru e Garanhuns.