Você está aqui: Página Inicial > Campus > Afogados > Projeto "Dançando no IFPE" estreia no campus Afogados

Projeto "Dançando no IFPE" estreia no campus Afogados

Os participantes puderam conhecer um pouco sobre o ritmo Bachata
por publicado: 05/04/2018 12h17 última modificação: 05/04/2018 12h17

Em clima de descontração, teve início no campus Afogados, na última quarta (04), o projeto "Dançando no IFPE: uma forma diferente para se exercitar", coordenado pelo professor João Gabriel e que tem como objetivo socializar e vivenciar diversos ritmos da dança de salão. A estreia do evento, que ocorrerá todas as quartas, reuniu servidores e alunos que puderam conhecer um pouco mais sobre Bachata, um ritmo musical e uma dança originário na República Dominicana na década de 60, considerado um híbrido do bolero com outras influências musicais, como o cha-cha-cha e o tango.

De acordo com João Gabriel, a ideia do projeto surgiu do seu mestrado, que foi motivado pela dificuldade que ele vivenciou com a dança como professor de educação física. De lá para cá, ele fez dança de salão e ministrou algumas aulas no IFPE, participando também de eventos nessa área. Foi aí que ele pensou em trazer isso para o campus em forma de projeto de extensão. "A ideia é que os participantes se sintam capazes, por meio do conhecimento  adquirido nas aulas, de poder usufruir da dança em momentos de lazer, em festas, e poder repassar esse conhecimento para outras pessoas, não só dentro como fora do instituto", explica o professor.

A aluna Gabriela Maria, da turma de Saneamento Integrado, foi uma das que marcaram presença na aula, e destaca como foi conhecer a Bachata: "Foi muito bom porque para nós aqui do Nordeste, que somos acostumados a ter mais o forró, tivemos contato com um novo ritmo, uma nova experiência com uma dança diferente, uma nova cultura". A professora do campus Claudia Lira também vivenciou o projeto, e ressalta: "Foi divertido, é um momento que a gente esquece de tudo, em que nos comunicamos por meio do corpo, interagindo uns com os outros e
estando juntos para errar, acertar e dançar. E ser feliz".

O projeto segue todas as quartas, das 18h às 20hs, na Sala de Reuniões. Depois da Bachata, os participantes irão vivenciar também o Forró, a Salsa e outros ritmos a serem escolhidos durante o projeto.