Encontro de Extensão (ENEXT)marca-03.png
Com três edições já realizadas, o Enext IFPE tem como objetivo reunir de todos o país, especialmente, dos estados do Nordeste para troca de experiências e apresentação de projetos desenvolvidos nas comunidades.

Mostra de Extensão
O evento é realizado anualmente e visa o acompanhamento, à avaliação dos resultados parciais e à integração entre os projetos de extensão do IFPE

sustentabilidade-noticia.pngFórum de Sustentabilidade

O Fórum está em sua terceira edição e visa ao estímulo de compromissos com um desenvolvimento sustentável pelos campi do IFPE e as comunidades que participam do evento.

Feira de Estágio, Emprego e Empreendedorismo
A Feira tem o objetivo de promover a orientação para estudantes, egressos e moradores da região em assuntos relacionados a empregos, estágios e para o empreendedorismo. Por meio de uma articulação com empresas e parceiros locais, o evento promove palestras e workshops de orientação profissional.

Seminário de Agroecologia

O Seminário de Agroecologia e Educação do Campo tem como objetivo reunir professores, pesquisadores, estudantes e povos do campo para troca de experiências e de saberes diversos, além de servir como local para apresentação de projetos desenvolvidos nos territórios.

É um evento realizado sempre por muitas mãos. Há uma efetiva construção coletiva que envolve a reitoria, os diferentes campi do IFPE e as organizações das populações camponesas.

Sua primeira edição ocorreu em 2018 no Campus Belo Jardim, ainda priorizando a discussão da agroecologia. A partir de 2019, na edição realizada no Território do Povo Xukuru do Ororubá, em Pesqueira, adquiriu o formato atual por compreendermos que a agroecologia e a educação do campo são indissociáveis.

Nos anos de 2020 e 2021 aconteceu de forma remota devido à emergência pandêmica, o que fez as inscrições aumentarem e termos a participação de representações internacionais.

Em 2022 voltamos a realizar atividades presenciais, com duas sedes: o Assentamento Normandia em Caruaru e o Armazém do Campo no Recife. Descentralizamos o evento com oficinas acontecendo simultaneamente em cidades da Zona da Mata, Grande Recife, Agreste e Sertão e transmitimos ao vivo os debates.

Em 2023 os Seminários foram sediados no Campus Vitória de Santo Antão. Novamente tivemos a transmissão das mesas e oficinas acontecendo em diferentes territórios de Pernambuco. Houve um crescimento de trabalhos inscritos e ao final os participantes aprovaram a “Carta da Vitória” onde declaram seus posicionamentos sobre os problemas contemporâneos do país.

Em 2024 o evento acontecerá em Garanhuns. Te esperamos!

Acesse aqui a Carta da Vitória.

>> Confira os anais do evento:

Última atualização em 10/08/2023