IFPE-Barreiros lança Processo Seletivo Extra 2023.1 para Cursos Superiores

Ao todo, são 50 vagas para Tecnologia em Agroecologia e Licenciatura em Química. Inscrições iniciam dia 23/01

O IFPE Barreiros lançou, nesta quinta-feira (19), o edital de Processo Seletivo Extra para preenchimento de 50 vagas remanescentes do Processo de Ingresso 2022.2 para os cursos superiores de Tecnologia em Agroecologia (30) e Licenciatura em Química (20).

Do total de vagas, 26 são ampla concorrência e 24 estão reservadas para o sistema de cotas, voltado para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública nas seguintes condições: com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; pessoas pretas, pardas, indígenas ou com deficiência.

As inscrições são gratuitas e são feitas de forma remota, por meio do e-mail: selecao2023@barreiros.ifpe.edu.br, informando no título do e-mail o nome completo do candidato e o curso no qual deseja concorrer a uma vaga (NOME DO CANDIDATO / CURSO DE INTERESSE) anexando os documentos comprobatórios das notas; ou presencialmente no protocolo do Campus Barreiros, localizado na Fazenda Sapé, sem número, zona rural de Barreiros, na zona da mata sul pernambucana. O período de inscrição online vai de 23/01 a 16/02 e, de forma presencial, até às 17h do dia 15 de fevereiro.

Para se inscrever, é preciso ter certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula do curso para o qual se candidatou e apresentar a documentação exigida no item 7 do edital.

O Processo Seletivo Extra 2023.1 considerará o desempenho escolar em Língua Portuguesa, Redação e Matemática. A prova de redação será realizada no dia 25 de fevereiro das 9h às 11h no Prédio do Ensino Superior do IFPE-Barreiros, Salas 19 e 20.

O Resultado Preliminar será divulgado dia 03 de março e a Relação de Candidatos/as Classificados/as, dia 08 de março. Na mesma data, também será publicada a lista de pessoas convocadas para heteroidentificação/ aferição da condição de indígena, cujo procedimento ocorrerá dia 09 de março de forma presencial no campus, das 8h às 13h. As matrículas obrigatórias acontecerão presencialmente nos dias 13 e 14 de março das 8h às 12h.

Heteroidentificação para pessoas pretas e pardas e aferição da condição de indígena – Os/as candidatos/as que concorrem às vagas reservadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e que tiverem a inscrição deferida deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras ou de aferição da condição de indígena autodeclarada.

Em caso de dúvidas, o/a candidato/a poderá entrar em contato com a Coordenação Geral de Ensino (CGE) do campus, através do e-mail: selecao2022@barreiros.ifpe.edu.br, ou de forma presencial, das 8h às 21h.

>> Confira o edital