Você está aqui: Página Inicial > Campus > Barreiros > Notícias > Projeto de extensão do IFPE Barreiros lança podcast sobre solos e meio ambiente

Notícias

Projeto de extensão do IFPE Barreiros lança podcast sobre solos e meio ambiente

Mangue Pedocast pode ser ouvido nas principais plataformas de podcast
por publicado: 15/06/2022 12h03 última modificação: 15/06/2022 12h39
Este mês chegou nos principais tocadores de podcast o mais novo programa do IFPE Campus Barreiros. Mangue Pedocast  é um projeto de extensão coordenado pelo Professor Dr. Rômulo Souza. A ideia do projeto é promover a divulgação de informações sobre educação em ciência do solo, bem como sua relação com meio ambiente, num formato acessível. "O solo é um componente do ambiente natural que deve ser adequadamente conhecido e conservado por sua importância para a manutenção do ecossistema terrestre e sobrevivência dos organismos vivos", explica o coordenador do projeto,  que é desenvolvido junto com a estudante Alessandra Silva, do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia.

Rômulo conta que a ideia do podcast surgiu na pandemia, quando esse formato de comunicação ficou ainda mais popular. Guiado pelo desejo de tratar de educação e ciência dos solos de uma maneira diferente do usual, propôs então o projeto no último edital de extensão.

O nome vem de Pedon, a menor unidade de volume que possui todos os horizontes de um determinado tipo de solo.  "E o mangue é importante porque, além de ser um ambiente diversificado, ele expressa e demonstra muito bem essa relação rica importante que o solo, a água e o ambiente têm como conjunto", esclarece o professor. A ideia é que sejam lançados no mínimo seis episódios este ano. Em cada um deles, a conversa com um especialista diferente da área. O plano, no entanto, é desenvolver o projeto para além dessa temporada inicial. "A gente espera conseguir alcançar todos os públicos, tanto as pessoas da área e de áreas correlatas quando leigos no assunto. E que o podcast seja também uma ferramenta de divulgação de outras iniciativas do tipo", completa o professor.
O podcast já está no ar com episódios disponíveis nos principais tocadores de podcast , como Spotify, Google, Amazon, Anchor ou Cast Box. 

Para sugestões, pedidos ou comentários, fazer contato pelo email manguepedocast@gmail.com .