Você está aqui: Página Inicial > Campus > Barreiros > O Campus > Histórico

Histórico

por clesia publicado 09/12/2015 13h26, última modificação 10/12/2015 17h31

 

IFPE-Campus Barreiros

A história do atual Campus Barreiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) começa em 1923. Naquele ano, o então presidente Artur Bernardes criou, via decreto nº 16.105 de 21/07, o Patronato Agrícola Dr. João Antônio Coimbra na Vila Tamandaré, localizada no município pernambucano de Rio Formoso. A instituição foi inaugurada em 05 de novembro do ano seguinte. Dez anos após a inauguração, passou a se chamar Aprendizado Agrícola João Coimbra. Oferecia o curso de Iniciação Agrícola, que conferia ao estudante a formação de capataz rural. Apenas em 1941, o Aprendizado Agrícola foi transferido para a Fazenda Sapé, no município de Barreiros. Com o Decreto nº 22.506, de 22/01/1947, a instituição passou a se chamar Escola Agrícola João Coimbra. Além do curso de Iniciação Agrícola, passou a ofertar também Mestria Agrícola.

Três anos mais tarde, uma nova mudança: a instituição passa a se chamar Escola Agrotécnica João Coimbra, somando aos cursos já oferecidos o de Técnico Agrícola. Os estudantes eram formados nas modalidades de agricultura, horticultura, zootecnia, práticas veterinárias, indústrias agrícolas, laticínios e mecânica agrícola. Mais um Decreto, o nº 53.558, de 13/02/1964, modificou pela quinta vez o nome do local. Passava a se chamar Colégio Agrícola João Coimbra, com os cursos Ginasial Agrícola e Técnico Agrícola. Só em 1967 os formados na instituição passaram a ser denominados de técnicos agrícolas e a partir de 1968, as instituições de ensino agrícola passam a ser subordinadas ao Ministério da Educação. A denominação Escola Agrotécnica Federal de Barreiros (EAFB) foi estabelecida pelo Decreto nº 83.935, de 04/09/1979. A instituição foi transformada em autarquia federal em 1993, ficando vinculada à então Secretaria do Ensino Médio e Tecnológico (SEMTEC) – que, por sua vez, vinha para substituir a extinta Coordenação Nacional de Ensino Agropecuário (COAGRI). Mais tarde, a SEMTEC passou a se chamar Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Em dezembro de 2008, 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades, além de 39 escolas agrotécnicas (entre as quais a antiga EAFB) deixaram de existir para formar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Espalhados por todo o país, atendem a demanda por educação profissional e tecnológica. Passava a existir o IFPE campus Barreiros. Além de Barreiros, o IFPE tem outros oito campi espalhados por Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Belo Jardim, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Recife, Pesqueira e Garanhuns. Quer saber mais sobre a Rede Federal? Clique aqui.

Barreiros, cidade da Zona da Mata pernambucana onde fica localizado este campus do IFPE, está situada a 110km da capital do estado, Recife. Faz limite com Tamandaré (ao norte), São José da Coroa Grande e região sul de Alagoas (sul), Água Preta (leste) e Oceano Atlântico (oeste).

 Endereço:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Barreiros Fazenda Sapé, S/N - Zona Rural - Barreiros/PE - CEP: 55560-000

O acesso rodoviário se dá via PE 60 e BR 101