Você está aqui: Página Inicial > Campus > Belo Jardim > Notícias > IFPE Belo Jardim lança Política Ambiental

Notícias

IFPE Belo Jardim lança Política Ambiental

Documento visa melhorar as práticas ecológicas e diminuir os impactos ambientais
por publicado: 09/12/2019 17h22 última modificação: 09/12/2019 17h22

O IFPE-Belo Jardim publicou a portaria 262/2019 que trata da sua Política Ambiental, e se tornou o primeiro campus do Instituto Federal de Pernambuco a atender a resolução 41/2017 do Conselho Superior (Consup), estabelecendo uma política ambiental própria.

A Política Ambiental  visa melhorar as práticas ecológicas e diminuir os impactos ambientais nas diversas atividades promovidas pelo Campus, com o intuito de ajudar a manter uma Instituição cada vez mais sustentável que servirá de modelo para a cidade de Belo Jardim e região, atendendo os seguintes princípios:

I. manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo;

II. planejamento do uso dos recursos ambientais;

III. racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

IV. proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas pertencentes à Instituição;

V. controle das atividades potencial ou efetivamente poluidoras na Instituição;

VI. acompanhamento do estado da qualidade ambiental na Instituição.

VII. incentivos aos estudos de pesquisa, extensão e inovação tecnológicas orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais;

VIII. promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação em comunidades, objetivando capacitá-las para participação ativa na defesa do meio ambiente.

A Política Ambiental do IFPE-Belo Jardim foi uma construção conjunta da Direção-Geral, Comissão de Gestão Ambiental e de toda a comunidade acadêmica do Campus, que enviou sugestões durante toda a fase de elaboração do documento.

 

=> Conheça a Política Ambiental do Campus Belo Jardim