IFPE promove II Semana de Enfermagem Integrada

Inscrições acontecem até 10 de maio. Evento online será realizado entre os dias 18 e 21 deste mês

Estão abertas até 10 de maio as inscrições para a II Semana de Enfermagem Integrada do Instituto Federal de Pernambuco. O evento, que é promovido pelos campi Abreu e Lima, Belo Jardim e Pesqueira, ocorre de 18 a 21 deste mês e tem como público-alvo estudantes, docentes e profissionais de enfermagem de todo o país.

Em 2020, o tema central das discussões será “Enfermagem: a profissão do ano em tempos de pandemia da COVID – 19″. O tema faz alusão à escolha da Organização Mundial da Saúde, que estabeleceu este como o ano internacional da enfermagem. No dia 12 de maio, haverá ainda uma palestra pré-evento intitulada “O ano da Enfermagem no bicentenário de Florence Nightingale”.

“Há a necessidade de reafirmar o papel imprescindível da profissão no cuidado ao indivíduo, em todas as etapas de vida, condição de saúde ou mesmo socioeconômica. A pandemia da COVID-19 está permitindo expor, de forma clara, a relevância dos profissionais da enfermagem na organização de serviços e sistemas, na prevenção e educação em saúde e, finalmente, na assistência direta, em todos os níveis de complexidade”, declarou Camilla Aquino, professora do curso Técnico em Enfermagem do campus Abreu e Lima e presidente da comissão organizadora do evento.

A novidade nesta edição é que ela ocorrerá totalmente online em dois ambientes: Plataforma Moodle e Instagram do evento (@enfermagem.ifpe). Além disso, os participantes de projetos de monitoria, pesquisa e extensão do IFPE poderão compartilhar vídeos de suas experiências exitosas, conforme normas estabelecidas pela comissão científica. Os três melhores vídeos – um de cada uma dessas áreas (Monitoria, Pesquisa e Extensão) – receberão menção honrosa e terão seus resumos publicados na Revista Caravana.

A submissão de trabalhos acontece até 11 de maio e é restrita a estudantes dos cursos da área de Enfermagem do IFPE. Os demais participantes de todo o Brasil terão acesso a diversos materiais, chats temáticos e fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem, em seis seções temáticas listadas abaixo:

1 – Enfermagem: a profissão do ano em tempos de pandemia

2 – Contextualizando a pandemia e a importância da atuação do SUS

3 – Assistência de Enfermagem ao paciente grave acometido pela COVID -19

4 – Assistência de Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal em tempos pandemia

5 – Biossegurança e o enfrentamento à pandemia

6 – Saúde mental dos trabalhadores de enfermagem frente à pandemia

Para realizar sua inscrição no evento, acesse o link https://www.even3.com.br/iisemanadeenfermagemifpe2020

Confira a programação completa da II Semana de Enfermagem Integrada do IFPE:

PRÉ-EVENTO

12/05 – O ano da Enfermagem no bicentenário de Florence Nightingale

Palestrante: Jackeline Cristiane Santos