Você está aqui: Página Inicial > Campus > Cabo > Cursos > Superiores > Bacharelados > Engenharia Ambiental e Sanitária > Gestão e Estrutura

Gestão e Estrutura

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 17h32, última modificação 24/03/2020 17h14

COORDENAÇÃO DO CURSO


Coordenador:
Diogo Henrique Fernandes da Paz

Funcionamento: Segunda, terça, quarta e quinta-feira | das 7h às 16h | Sala A04
Contatos: (81) 3878.5815
E-mails: engenharia@cabo.ifpe.edu.br | diogo.paz@cabo.ifpe.edu.br

 

COLEGIADO

O Colegiado do Curso constitui a instância decisória interna ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e suas atribuições e funcionamento serão definidos de acordo com o Regimento do Colegiado dos Cursos Superiores do IFPE, aprovado pela Resolução CONSUP/IFPE nº 40/2011, quando do início das aulas

O Colegiado do Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária é um órgão democrático e participativo de função propositiva, consultiva, deliberativa e de planejamento acadêmico, tendo seu funcionamento normatizado por reuniões ordinárias, realizadas duas vezes a cada semestre letivo, e reuniões extraordinárias, realizadas por convocação do Presidente ou por 2/3 (dois terços) de seus membros, quando houver assunto urgente a tratar.

Portaria nº003/2020 – IFPE/DGCCSA – Institui o Colegiado do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária

Atas de reuniões do Colegiado >> Acesse o link

 

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

De acordo com a Resolução no 17/2015 do CONSUP - IFPE o Núcleo Docente Estruturante (NDE) consiste num grupo de docentes que são responsáveis por acompanhar e atuar no processo de concepção, consolidação e atualização contínua do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em Hotelaria, sempre seguindo as indicações políticas e normas do IFPE.

Assim, o NDE é instituído por meio de portaria e deve ser constituído por no mínimo 5 (cinco) membros do quadro docente permanente lotado no curso, preferencialmente com titulação acadêmica stricto sensu (mestrado ou doutorado) e que estejam em regime de trabalho de tempo integral de 40 (quarenta) horas ou com Dedicação Exclusiva. Além disso, devem também possuir experiência docente.

Portaria nº063/2020 – IFPE/DGCCSA – Institui o Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária.

Atas de reuniões do Núcleo Docente Estruturante >> Acesse o link

 

ESTRUTURA

Como sugerido pelas diretrizes do MEC, além dos professores qualificados, recomenda-se uma biblioteca incluindo acervo específico e atualizado e Laboratório de informática com programas específicos. Além disso, faz-se necessário disponibilizar para o Curso sala de aula para 40 pessoas, com quadro branco e todos os recursos audiovisuais (Projetor multimídia/data show, DVD, CD Player portátil, TV, Tela de Projeção e computador) que serão de uso dos estudantes do Curso, no seu respectivo horário de funcionamento para o desenvolvimento dos componentes/atividades curriculares práticas laboratoriais, conforme a matriz curricular. Nesse sentido, a estrutura apresentada nos tópicos a seguir, busca suprir tais demandas.

Para o desenvolvimento do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, o IFPE, campus Cabo de Santo Agostinho dispõe atualmente de Laboratório de Informática Básica, Laboratório Informática Aplicada, Laboratório de Educação Ambiental, Laboratório de Química e Saneamento, Laboratório de Microbiologia e biblioteca, sendo necessária apenas a aquisição de equipamentos para os Laboratórios de Recursos Hídricos, Análise Geoambiental e Física Experimental, que já possui espaço disponível. Esta é a infraestrutura necessária para que os objetivos do plano de curso possam ser alcançados. As instalações (laboratórios e salas de aulas), equipamentos, dentre outros, que geram oportunidade de aprendizagem, assegurando a construção das competências, estão relacionados em seu Projeto Pedagógico e devem ser adquiridos.

Quanto à infraestrutura, o Curso contará com 05 (cinco) salas de aula com capacidade para 40 (quarenta) estudantes, todas climatizadas e com recursos audiovisuais disponíveis (notebook e projetor multimídia), bem como laboratório de informática básica com 21 (vinte e uma) máquinas para as aulas de Informática Básica e outros componentes curriculares que necessitam de práticas tecnológicas e 01 (um) micro-ônibus com capacidade para 38 (trinta e oito) pessoas com a finalidade de realização de visitas técnicas inerentes ao Curso.