Você está aqui: Página Inicial > Campus > Cabo > Cursos > Superiores > Tecnólogos > Hotelaria > Gestão e Estrutura

Gestão e Estrutura

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 17h32, última modificação 16/08/2019 10h57

COORDENAÇÃO DO CURSO
Coordenadora: Anna Karenina Chaves Delgado
Coordenadora Substituta: Sandra Aparecida da Silva Pereira
Funcionamento: Segunda, terça, quarta e quinta-feira | das 7h às 16h | Sala A04
Contatos: (81) 3878.5823
E-mails: hotelaria@cabo.ifpe.edu.br | anna.chaves@cabo.ifpe.edu.br

COLEGIADO
O Colegiado do CST em Hotelaria é um órgão democrático e participativo de função propositiva, consultiva, deliberativa e de planejamento acadêmico, tendo seu funcionamento normatizado por reuniões ordinárias, realizadas duas vezes a cada semestre letivo, e reuniões extraordinárias, realizadas por convocação do Presidente ou por 2/3 (dois terço) de seus membros, quando houver assunto urgente a tratar. Essas reuniões deverão funcionar em primeira convocação com a participação de 50% (cinquenta por cento) mais 1 (um) do total de membros do Colegiado do Curso (quórum mínimo) e, em segunda convocação, com o total de docentes presentes. Todas as decisões deverão ser registradas em ata, sendo lavrada em livro próprio pelo(a) pedagogo(a) ou secretário(a) do Curso e assinada pelos membros presentes. O Colegiado tem regimento próprio, que regulamenta seu funcionamento e as atribuições.
Portaria nº 054/2019 - DGCCSA - Designa Colegiado do Curso Superior Tecnológico em Hotelaria

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)
De acordo com a Resolução no 17/2015 do CONSUP - IFPE o Núcleo Docente Estruturante (NDE) consiste num grupo de docentes que são responsáveis por acompanhar e atuar no processo de concepção, consolidação e atualização contínua do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em Hotelaria, sempre seguindo as indicações políticas e normas do IFPE.

Assim, o NDE é instituído por meio de portaria e deve ser constituído por no mínimo 5 (cinco) membros do quadro docente permanente lotado no curso, preferencialmente com titulação acadêmica stricto sensu (mestrado ou  doutorado) e que estejam em regime de trabalho de tempo integral de 40 (quarenta) horas ou com Dedicação Exclusiva. Além disso, devem também possuir experiência docente.

Portaria nº 055/2019 - DGCCSA - Designa Núcleo Docente Estruturante de Curso Superior

OUTROS DOCUMENTOS
(para disponibilização de outros formulários)

ESTRUTURA
Em sua sede definitiva o CST em Hotelaria conta com a seguinte infraestrutura:
I. uma Biblioteca com acervo específico e atualizado;
II. um Laboratório de Governança;
III. um Laboratório de Reservas e Recepção;
IV. dois Laboratórios de Informática (Básica e Aplicada, com Programas específicos);
V. um Laboratório de Habilidades Básicas de Cozinha e Produção de Alimentos;
VI. um Laboratório de Serviços de Sala & Bar, Coquetelaria, Degustação e Análise Sensorial
Quanto à infraestrutura das salas de aula, o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Hotelaria contará com até 03 (três) salas de aula com capacidade para 40 (quarenta) estudantes, todas climatizadas e com recursos audiovisuais disponíveis no interior das salas (notebook, tela de projeção e projetor multimídia). Além das salas, ainda são disponibilizados 02 (dois) laboratórios, divididos segundo os softwares que possuem, assim, tem-se o laboratório de informática básica com 40 (quarenta) máquinas para aulas referentes a utilização de softwares de escritório e de uso comum (a exemplo do LibreOffice Impress, LibreOffice Calc, LibreOffice Writter, Windows, Pacote Office, navegadores web, etc.) e outro laboratório de informática que possui softwares aplicados à área de hotelaria, a exemplo de sistemas de gestão de hospedagem.
O IFPE Campus Cabo de Santo Agostinho ainda possui 1 (um) micro-ônibus com capacidade para 38 (trinta e oito) pessoas, que é utilizado na realização de visitas técnicas a meios de hospedagem e outros equipamentos relacionados, visando ampliar ainda mais o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades do corpo discente.