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Perfil Profissional

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 16h52, última modificação 16/08/2019 10h19

O Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria desenvolve um conjunto de competências e
habilidades para garantir o domínio de conteúdos práticos e teóricos que se articulam para a formação do
perfil profissional adequado às necessidades laborais aliado aos valores socioculturais e históricos,
indispensáveis ao exercício da cidadania.


Este profissional estará apto a analisar o contexto organizacional de empreendimentos da área de
hospitalidade, tais como: gastronomia (restaurantes, bares, buffets, entre outros), hospedagem (pousadas,
hotéis, flats, etc.), estabelecimentos de saúde, eventos e lazer. Assim, ao entender os diferentes contextos
e complexidades da área de hospitalidade, será capaz, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos
Superiores de Tecnologia (2016), de:


a) Planejar, supervisionar e operar serviços de recepção, governança, segurança e manutenção
em meios de hospedagem;
b) Gerenciar setores de alimentos e bebidas em meios de hospedagem, restaurantes e eventos;
c) Formular e executar eventos;
d) Organizar infraestrutura e instalações de alojamento;
e) Coordenar e gerenciar pessoas de sua equipe;
f) Elaborar e realizar planos de marketing e vendas de produtos hoteleiros;
g) Administrar recursos institucionais, financeiros, patrimoniais e de suprimento em meios de
hospedagem;
h) Gerenciar orçamentos de negócios hoteleiros;
i) Operacionalizar a montagem de novos negócios em hotelaria, podendo realizar as atividades
de vistoria, avaliação e, até mesmo emitir parecer técnico na área de hospitalidade.


Dessa forma, é possível notar que o profissional encontra-se apto a atuar em funções operacionais
e estratégicas apresentadas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho,
a exemplo de recepcionista de hotel, supervisor de recepção de hotel, governanta, mordomo de hotelaria,
porteiro (hotel), chefe de portaria de hotel, camareira, etc., assim como, funções táticas e estratégicas
como coordenador de setores e gerente geral.

Áreas de Atuação

Diante do perfil apresentando e do conjunto de habilidades, atitudes e competências desenvolvidas
ao longo do CST em Hotelaria, o egresso, conforme afirma o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de
Tecnologia (2016), tem a possibilidade de atuar em:


● Associações e entidades de classe de turismo, hotelaria e lazer;

● Empreendimentos hoteleiros de pequeno, médio e grande porte;
● Empreendimentos ligados ao setor de alimentos e bebidas (a exemplo de restaurantes, bares,
lanchonetes, cafés e serviços de catering);
● Parques temáticos, Aquáticos e Cruzeiros Marítimos;
● Empresas de lazer e entretenimento;
● Instituições governamentais e não governamentais, empresas privadas voltadas para
projetos em hospitalidade;
● Empresas de consultoria em projetos e empreendimentos turísticos/ hoteleiros;
● Hospitais, clínicas, estâncias termais e spas.


Nesses estabelecimentos o egresso pode executar funções operacionais diversas, no entanto, o
foco maior é a realização de funções táticas voltadas para os seguintes cargos: Gestor de Hospedagem;
Gerente de Eventos e Banquetes; Coordenador de Recepção; Coordenador de Reservas; Governanta;
Supervisora de andares; Maître d’hôtel; Gerente de Alimentos e Bebidas; Gerente de Vendas no segmento
de turismo e hospitalidade; Gerente de Hotelaria Hospitalar; Gerente de Governança Hospitalar; Gerente
de Hotelaria Off Shore; Consultor para pequenos e médios empreendimentos hoteleiros; entre outros
cargos voltados para funções de supervisão e liderança.