Você está aqui: Página Inicial > Campus > Cabo > Cursos > Técnicos > Subsequente > Meio Ambiente > Perfil Profissional

Perfil Profissional

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 16h52, última modificação 18/08/2016 15h50

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional de nível médio que atende às necessidades de empresas públicas, privadas ou do terceiro setor no que se refere aos processos inerentes ao respeito às questões ambientais, atuando na gestão de recursos naturais, para minimizar os impactos negativos da ação antrópica no processo produtivo. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC/SETEC, 2012), o Técnico em Meio Ambiente apresenta qualificações que possibilitam desenvolver atividades ligadas à coleta, armazenamento e interpretação de informações, dados e documentações ambientais.

Colaborando na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. No auxilio à elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atuando ta,bem na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Assessora na identificação nas intervenções ambientais, analisando suas consequências e operacionalizando a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

A proposta deste curso é formar o técnico em meio ambiente capaz de dar apoio nos processos de planejamento, organização, coordenação, execução e controle das atividades inerentes à gestão de recursos naturais. Além disso, ao final de sua formação, este profissional, será capaz de compreender, decidir e sugerir soluções para problemas ambientais em atividades de educação, controle e gestão ambiental.

Poderá fazer parte de equipes de elaboração e execução de planos de manejo dos recursos naturais, como também o controle e tratamento dos resíduos e poluentes gerados pelas  atividades humanas. Poderá ainda, atuar no desenvolvimento de ações que permitam a inserção das comunidades nas atividades produtivas sustentadas, bem como em projetos de empreendedorismo  na área ambiental.