Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Atrações da Sematec movimentam o campus

Atrações da Sematec movimentam o campus

Até a próxima sexta-feira (21), servidores, estudantes e público externo ocupam os espaços do campus para participar do evento.
publicado: 17/10/2016 19h59 última modificação: 17/10/2016 20h06

Dança, produções audiovisuais, dicas de alimentação, concursos, oficinas, palestras e debates. Essas foram algumas das atividades que marcaram o primeiro dia da III Semana Acadêmica e Tecnológica do IFPE Caruaru, a Sematec. Até a próxima sexta-feira (21), servidores, estudantes e público externo ocupam os espaços do campus para participar e ministrar as atrações oferecidas pelo evento. Aproximar população e conhecimento científico é a proposta da Sematec, que acontece durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, este ano com o tema A Ciência Alimentando o Brasil.

Os alimentos que ingerimos interferem em nossos sistemas corporais e na capacidade cerebral”, afirmou a nutricionista Carla Midori, durante oficina sobre consciência alimentar e qualidade de vida. A profissional explicou que os alimentos podem ser divididos em quatro categorias: nutritivos, funcionais, recreativos e perigosos. O público conheceu os alimentos que apresentam concentração de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. A oficina também foi ministrada pela nutricionista Kamilla Ravenna.

A Sematec também recebeu uma edição do Café Filosófico, que trouxe para debate o programa Escola Sem Partido. O momento ainda versou sobre a Reforma do Ensino Médio e alertou para a necessidade de combater a violência e a intolerância no ambiente educacional. A mesa foi composta pelos docentes Alci Junior e Fernanda Celi, além do estudante Ronnie Kollontai.

Diversos ritmos agitaram o clima na Área de Convivência, com os grupos de dança formados por estudantes dos cursos integrados. “Trabalhamos a expressão corporal dentro da disciplina de Educação Física”, afirmou a professora Vilma Canazart. As apresentações culturais são guiadas pelas bolsistas Denize Marinho e Yanca Monique.

O concurso CurtaFilô, promovido pelo projeto de extensão CineFilô, premiou uma das equipes vencedoras da disputa. Com a produção O Moderno Homem Massa, os ex-estudantes Bruna Albuquerque, Allison Matheus e Amanda Amaral conquistaram o primeiro lugar na modalidade Filosofia Contemporânea. “As pessoas estão deixando de lado sua singularidade, seu livre pensar, para seguir tendências de massa, não ficar fora de moda. Em cima disso, nosso curta propõe várias reflexões sobre o conceito de homem massa”, explicou Bruna Albuquerque.

Papo com a diretora: o sucateamento do patrimônio ferroviário pernambucano é abordado no documentário Painho e o Trem, um filme de Mery Lemos. O público da Sematec teve a oportunidade de conferir a produção e trocar ideias com a diretora. “Montei o filme alimentada pela vontade de expor as memórias que tenho de minha cidade, Carpina. Nas escolas, além de provocar uma conversa sobre o tema, aproveito para conhecer o que a galera está construindo. São produções fantásticas”, comentou.

Confira a programação completa da Sematec: goo.gl/fy7uI5

*Clique na primeira foto para visualizar as demais