Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Campus Caruaru abre 160 vagas para novos estudantes no Processo de Ingresso 2022.1 do IFPE

Não será cobrada taxa de inscrição e candidatos poderão utilizar nota do ENEM ou do histórico escolar
publicado: 18/10/2021 12h24 última modificação: 25/10/2021 08h35

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta segunda-feira (18), o edital do Processo de Ingresso 2022.1. Em virtude da continuidade da pandemia de Covid-19, novamente não ocorrerá prova. Todas as etapas do processo para as 4.631 vagas distribuídas nos 16 campi da instituição serão realizadas pela internet, por meio da análise de desempenho escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com a modalidade de curso escolhida. Assim como no último processo, também está mantida a gratuidade da inscrição. Candidatos terão um canal exclusivo para atendimento através do endereço: atendimentoingresso.ifpe.edu.br

Para o IFPE Caruaru foram abertas 160 vagas, distribuídas nos cursos técnicos e superior. O Bacharelado em Engenharia Mecânica oferece 40 vagas, com aulas em período integral. Já entre os cursos técnicos são ofertadas vagas apenas na modalidade integrado, que é aquela que oferece o Ensino Médio junto ao Ensino Técnico. Nesta modalidade, Caruaru traz os cursos técnicos em Edificações (vespertino), Mecatrônica (vespertino) e Segurança do Trabalho (matutino), sendo 40 vagas para cada curso.

As inscrições iniciam amanhã (19) e devem ser feitas até o dia 7 de novembro pelo site ingresso.ifpe.edu.br. Serão reservadas 60% de todas as vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Haverá ainda cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas.

Para os candidatos que concorrerão às vagas dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, o ingresso se dará por meio da análise do Desempenho Escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente.

Já os candidatos aos cursos superiores poderão escolher entre a opção da nota geral do Enem ou a do desempenho escolar, esta última também com base no histórico escolar do Ensino Médio ou documento equivalente. No caso da nota geral do Enem, serão aceitas as notas de uma das cinco últimas edições (2016 a 2020). Quem optar pelo desempenho escolar deverá usar as notas referentes em Língua Portuguesa ou Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia ou disciplinas equivalentes, do 1º e 2º anos do ensino médio.

INSERÇÃO DAS NOTAS – Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas e anexar os documentos comprobatórios das notas, que não poderão exceder 5 MB, em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG.

Quem optar por concorrer às vagas de cursos superiores pelas notas do Enem deverá anexar o Resultado do Enem (Boletim), de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo do candidato, a edição do Enem, número de inscrição, CPF e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição do Exame. O candidato deverá ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).

Já quem escolher histórico escolar ou certificação equivalente deverá anexar a cópia digital da frente e do verso do documento. É necessário que constem nome completo do candidato, carimbo e a assinatura ou certificado digital do responsável pela escola. Caso não seja possível anexar o histórico escolar, o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do 1º e 2º ano, com assinatura e carimbo do responsável pela escola. Além de anexar a documentação, os candidatos também terão que inserir manualmente as médias de Língua Portuguesa ou Português e Matemática, de acordo com de acordo com a forma como cursou ou obteve a conclusão do Ensino Fundamental, se Integrado ou Proeja; e do Ensino Médio, se for para subsequente. Nessa etapa os candidatos devem ficar atentos às exigências do edital, que estabelece regras distintas em relação às diferenças curriculares.

RETIFICAÇÃO DE INSCRIÇÕES – Uma lista preliminar das inscrições será divulgada no dia 24 de novembro. Os que tiverem a inscrição indeferida poderão consultar o motivo do indeferimento e, nos dias 25 e 26 de novembro, ter a oportunidade de retificar dados e até anexar nova documentação. A retificação finalizada será submetida a uma nova análise, cujo resultado será disponibilizado no dia 7 de dezembro.

RESULTADOS – No dia 7 de dezembro, será divulgado o resultado preliminar do processo, juntamente com a publicação da lista final de inscritos, sendo o período de 9 a 10 de dezembro reservado para interposição de recursos. A publicação da lista de aprovados e o resultado final do processo estão previstos para o dia 17 de dezembro, após a análise de recursos. Quem for aprovado deverá realizar matrícula na data estabelecida pelo campus escolhido, conforme edital de matrícula a ser publicado em breve.

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS – Para esclarecer dúvidas, a Comissão Central do Processo de Ingresso 2022.1 disponibiliza o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/, que ficará ativo durante todo o período do Processo de Ingresso. Também serão realizados atendimentos presenciais toda terça (das 9h às 16h), quinta (das 13h às 17h) e sexta-feira (das 8h às 12h). Também é possível entrar em contato com o Campus Caruaru pelo e-mail ingresso@caruaru.ifpe.edu.br ou pelo telefone (81) 99398-5312.

• Inscrições: 19/10 a 7/11 pelo site: ingresso.ifpe.edu.br
  • Lista preliminar de inscrições: 24/11