Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Curso profissionalizante integra jovens do Case e Casem

Notícias

Curso profissionalizante integra jovens do Case e Casem

Novo curso profissionalizante do projeto Reconstrução Olhares possui 12 jovens do Case e do Casem.
publicado: 08/08/2019 11h33 última modificação: 08/08/2019 12h44

Na última quarta-feira (07) aconteceu a aula inaugural da turma mista de socioeducandos do IFPE Caruaru, que integrou jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e da Casa de Semiliberdade (Casem). Trata-se do curso profissionalizante Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Obras. Essa também é a turma com o maior número de estudantes extensionistas dentre as turmas do Campus que fazem parte do acordo de cooperação técnica IFPE/Funase. São 12 alunos, todos selecionados através de uma rodada de entrevistas com uma comissão avaliadora, que envolveu representantes da Fundação, do Instituto e da ACIC. 

DSC_0404.JPG

Outra novidade é a parceria com a Câmara Setorial de Arquitetura da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), permitindo que as aulas práticas sejam realizadas no Lar da Criança. O espaço será reformado pela turma, com a supervisão de estagiários de Edificações e Segurança do Trabalho do IFPE, além de um Técnico em Edificações formado pelo Instituto. O período de atividades no projeto será de 30/08 a 29/09, no bairro do Salgado. 

Participaram da aula inaugural representantes do Case e do Casem, além de gestores do IFPE e da Vara da Infância e Juventude de Caruaru. “O IFPE não proporciona apenas a formação técnica, temos o viés humano e social que é marca da nossa instituição, investimos na construção da cidadania e acreditamos na ressocialização. Ficamos felizes em trabalhar conjuntamente com outras instituições para transformar e melhorar a vida das pessoas”, comentou Ana Patrícia, Pró-Reitora de Extensão. 

“Não é a partir do erro que vamos construir nossas vidas, mas sim das oportunidades que surgem para a idealização do nosso futuro. Vamos devolver vocês para sociedade capacitados profissionalmente e com verdadeiros projetos de vida”, afirmou Anabel Brandão, coordenadora do Casem, aos jovens. 

DSC_0610.JPGPara a professora Elaine Rocha, diretora-geral do IFPE Caruaru, todos ganham com essa parceira. “É uma ajuda coletiva, vamos reformar o espaço do Lar da Criança, que abriga um público em situação de vulnerabilidade social, oportunizar a parte prática do curso aos socioeducandos, além de gerar estágio e emprego para nossos alunos regulares”, destacou. Em conversa com os jovens, Elaine também pediu que a turma procurasse ter um olhar construtivo para enxergar a oportunidade que estão tendo de mudar suas histórias através da Educação.