Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Campus Caruaru realiza Semana da Pessoa com Deficiência

Notícias

Campus Caruaru realiza Semana da Pessoa com Deficiência

Apresentações culturais e palestras marcaram o evento, que aconteceu de 18 a 20 de setembro.
publicado: 21/09/2018 17h49 última modificação: 24/09/2018 08h10

A Banda de Pife Inclusão, formada por membros da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru (APODEC), animou a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência do IFPE Caruaru, na última terça-feira (18). Na ocasião o público também conheceu o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), da cidade de Altinho, através de uma exposição de artesanato oferecida por Tiago Rodrigues e Silvano dos Santos. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência (NAPNE) do campus. 

A mesa de abertura foi composta por Elaine Rocha, diretora-geral do campus; Weyson Roberto, representando a Direção de Ensino; Danilo Abreu, da Divisão de Extensão; e Janine Arruda, representando o NAPNE. O estudante Leandro Beserra, de Engenharia Mecânica, foi o mestre de cerimônia, realizando toda a leitura em braile. A intérprete de Libras do campus Caruaru, Raquel Feitosa, fez toda a interpretação do evento. 

De acordo com Raquel, que também é coordenadora do NAPNE em Caruaru, o objetivo da ação foi sensibilizar a comunidade acerca da inclusão e acessibilidade deste público, reconhecendo sua identidade e cultura. “Não precisamos notar as diferenças, mas sim as potencialidades. Afinal, dificuldade todos nós temos alguma”, declarou. 

Falar dessa semana é, antes de tudo, mostrar o respeito de todos nós com todos nós e refletir sobre uma sociedade mais justa”, afirmou Elaine Rocha. O professor Danilo Abreu destacou que é função do IFPE, como instituição pública de educação, abraçar a todos que tenham necessidades. 

A programação continuou na quarta-feira com a Sala Sensorial e a exibição do curta metragem Um Vencedor, seguida por um debate sobre deficiência visual com Carlos Amaral, revisor de textos Braille do Instituto. Na quinta-feira houve  houve uma palestra sobre autismo, com a psicóloga Samira Queiroz, para os alunos da noite.

Confira todas as fotos em: FLICKR IFPE Caruaru