Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Campus promove Colóquio Democracia, Direitos Sociais e Cidadania

Notícias

Campus promove Colóquio Democracia, Direitos Sociais e Cidadania

Ação integra o Projeto Protagonismo Juvenil: Promovendo a Cultura da Paz, Educando para a Cidadania
publicado: 05/09/2017 19h34 última modificação: 05/09/2017 19h58
Exibir carrossel de imagens Grupo NZB Crew durante apresentação cultural

Grupo NZB Crew durante apresentação cultural

O IFPE Caruaru, através do Projeto Protagonismo Juvenil, promoveu o I Colóquio Democracia, Direitos Sociais e Cidadania. O evento aconteceu na última segunda-feira (04) e reuniu estudantes, familiares e servidores. Na programação, exposições, apresentações culturais, palestras e mesas redondas. De acordo com a pedagoga e coordenadora do projeto, Jane D'Arc, as ações são baseadas no respeito, solidariedade, ética, compromisso, responsabilidade e fraternidade, com o objetivo principal de reforçar o respeito a vida. 

Meirice Barbosa, professora de Sociologia, ofereceu um momento de reflexão durante a abertura do Colóquio, abordando os Direitos Sociais no Brasil. “Os estudantes relataram ocasiões de desrespeito a esses direitos, indicaram soluções para evitar que isso ocorra e destacaram a importância da solidariedade juvenil”, afirmou Barbosa. Os discentes ainda elaboraram uma Carta de Propostas e criaram cartazes envolvendo a temática, que estão exibidos na Área de Convivência do campus. 

Outro momento que marcou o Colóquio foi a palestra ministrada por representantes da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru. Na ocasião, foram tratados temas como o Setembro Amarelo, Programa Maria da Penha vai à Escola, violência obstetrícia e relacionamentos abusivos. Joana Figueiredo, gerente da pasta que combate a violênciaJoana Figueiredo, representante da Secretaria de Políticas para Mulheres, fala sobre relacionamentos abusivos. contra a mulher, destacou características que são sinais de excesso nos relacionamentos. “Muitas vezes no namoro surge um ciúme abusivo, que pode isolar uma das partes do casal, resultando no afastamento dos grupos de amigos e familiares, o que é perigoso. É preciso que ambos mantenham a própria identidade para que a relação seja saudável” comentou. Também foram apresentados os serviços que a secretaria oferece à população e os órgãos que trabalham na perspectiva do enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. 

O grupo NZB Crew, que representa o estilo Breaking de Hip Hop em Caruaru, foi convidado para o evento e animou o público com uma apresentação cultural. O colóquio foi encerrado com a entrega dos certificados aos participantes do 1º Seminário Parceiros da Paz e a pré-inscrição de interessados em integrar o Comitê Protagonistas da Paz e Cidadania.

Confira a galeria de fotos em: I Colóquio Democracia, Direitos Sociais e Cidadania