Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > CurtaFilô | Confira as produções selecionadas

CurtaFilô | Confira as produções selecionadas

por publicado: 06/10/2016 08h53 última modificação: 07/10/2016 09h14

O IFPE Caruaru divulga a lista de produções selecionadas para exibição na Mostra de Curtas "CurtaFilô", que acontece durante a III Semana Acadêmica e Tecnológica (Sematec). A Mostra é resultado de um trabalho realizado em sala de aula. Os estudantes dos cursos técnicos integrados do campus, que cursaram a disciplinas Filosofia II e IV, estudaram e discutiram temas específicos da ética aplicada e da filosofia contemporânea, através de seminários, orientados por artigos de periódicos de filosofia, selecionados pela professora de Filosofia Fernanda Celi. A pesquisa, os depoimentos e alguns estudos de caso, aliados a um profundo debate com a turma, promoveu um amadurecimento dos temas.

Foi então que professora propôs como atividade avaliativa complementar a reelaboração do conteúdo de cada temática, contada a partir de uma narrativa autoral, criativa e crítica, através da linguagem do cinema. “Muitas competências e habilidades são trabalhadas em atividades como esta, fiquei muito satisfeita com a apropriação dos conceitos, presentes nas narrativas e com a ressignificação de algumas temáticas polêmicas, que surgiram desde os debates nos seminários. Acreditamos ser muito oportuno poder ampliar a discussão que fizemos  com a comunidade no evento da SEMATEC e apresentar para o IFPE o potencial criativo dos alunos, exibindo suas próprias produções cinematográficas”, defendeu Fernanda Celi.

Todos os curtas foram analisados e avaliados considerando as limitações técnicas e os meios de superá-las com criatividade, através de recursos que somaram para a produção final. “É tão bom quando propomos desafios aos estudantes e surgem resultados como estes, surpreendentes", comentou o professor de Artes e avaliador do concurso, Rafael Alves. Para Yanara Galvão, Presidente da Federação Pernambucana de CineClubes (FEPEC) e integrante da comissão avaliadora do CurtaFilô, "as notas finais estão inseridas nesse contexto, muito mais enquanto reconhecimento de um esforço coletivo para a obtenção do melhor resultado final, do que uma avaliação técnica com rigor, o que não caberia dentro da proposta deste edital, com um público participante composto por jovens iniciantes na linguagem do audiovisual".

CurtaFilô - Lista de produções selecionadas