Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Confira o resultado da Equipe Bajagreste em competição nacional

Notícias

Confira o resultado da Equipe Bajagreste em competição nacional

O Baja SAE Brasil recebeu 88 equipes. O grupo do IFPE Caruaru conquistou a 24ª colocação geral.
publicado: 23/03/2017 15h54 última modificação: 23/03/2017 16h09

Após participar de três competições Baja SAE – Etapa Nordeste, a equipe Bajagreste marcou presença na edição nacional do desafio, o Baja SAE Brasil. O evento aconteceu de 09 a 12 de março, em São José dos Campos (SP), e recebeu 88 grupos de estudantes que representaram instituições de Ensino superior de todo o país. A equipe do IFPE Caruaru conquistou a 24ª colocação geral, com destaque para a prova de enduro, ficando em 17º lugar. 

De acordo com o professor Diniz Júnior, coordenador do projeto, o resultado representa a evolução que a equipe conquistou ao longo dos anos. Nas etapas regionais, alcançaram a 9ª posição em 2015 e o 7º lugar em 2016. “É muito gratificante ver uma equipe que é relativamente nova, com apenas três anos, subir a cada competição”, comentou o docente. 

O grupo é formado por 12 estudantes de Engenharia Mecânica. Desses alunos, oito foram enviados para a competição. Durante o desafio, as equipes apresentam um veículo off road que é submetido a avaliações estáticas (projeto, segurança e motor) e dinâmicas (aceleração, velocidade, tração e suspension and traction). Além disso, o protótipo também passa por prova de conforto e enduro de resistência. 

Diniz ressaltou a importância da participação em edição regionais, que possibilitou a troca de experiência entre equipes. Outra coisa que me traz muita alegria é a evolução dos estudantes envolvidos no projeto, pois a engenharia que eles aprendem em sala de aula é aplicada no protótipo e validada nas competições. Com os resultados obtidos percebo que eles estão no caminho certo e a cada dia estão mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou.