Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Estudante de Caruaru apresenta projeto em Brasília durante a SNCT

Notícias

Estudante de Caruaru apresenta projeto em Brasília durante a SNCT

Laianne Torres expôs protótipo desenvolvido no Desafio Meninas na Ciência.
publicado: 01/11/2018 06h00 última modificação: 01/11/2018 14h01

Dando seguimento ao Desafio Meninas na Ciência, Laianne Torres, estudante de Engenharia Mecânica, representou o IFPE durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. Os protótipos desenvolvidos durante o Desafio foram apresentados na SNCT, no estande do Ministério da Educação, de 15 a 18 de outubro. Laianne integrou a equipe que desenvolveu um Circuito Físico composto por quatro estações, cada uma abordando os seguintes assuntos: atrito, densidade, plano inclinado e movimento circular uniforme. 

A exposição dos protótipos na SNCT fez parte da segunda etapa do Projeto Meninas na Ciência. A iniciativa reuniu alunas dos Institutos Federais de todo o país, selecionadas para criar experimentos/equipamentos para serem usados em aulas do Ensino Médio. “Foi muito gratificante representar meu Estado novamente, dessa vez em um evento nacional. Espero conseguir despertar o interesse de mais mulheres na área das exatas”, comentou Laianne. O projeto foi exposto para uma representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), docentes do IFB e IFG e empresários, que juntos formaram a banca de avaliação. 

Nesta segunda etapa as estudantes precisaram reduzir o tamanho do protótipo, para que ele coubesse nos kits de laboratórios das escolas. Também foi necessário validar (fazer uma bateria de testes com o público e uma pesquisa de mercado) o produto e montar o plano de negócios. “O resultado ficou incrível. Foi uma experiência enriquecedora que juntou Engenharia e Negócios”, afirmou a estudante.

Produto - o projeto criado pelas estudantes funciona como um tipo de game em que os alunos precisam responder perguntas para fazer com que um carro complete todo o circuitoTrata-se de um carro seguidor de linha, programado para se movimentar por meio de sensores. As perguntas envolviam os elementos presentes no circuito como roda gigante, montanhas, carros, lagos, entre outros. O grupo elaborou os cards com as perguntas que deveriam ser feitas em cada subestação, além de uma cartilha explicando ao professor como aplicar o projeto em sala de aula. 

*Fotos: arquivo pessoal