Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Estudantes de Caruaru conquistam medalha de prata na Jornada de Foguetes

Notícias

Estudantes de Caruaru conquistam medalha de prata na Jornada de Foguetes

Na categoria apresentação oral, os discentes ficaram em terceiro lugar entre as 43 equipes presentes.
publicado: 09/11/2018 15h54 última modificação: 11/11/2018 20h10

Gabriela Cruz, Samuel Lucena e Brenda Giló, estudantes de Edificações (6º período/integrado) do Campus Caruaru, representaram o IFPE na XVIII Jornada de Foguetes, que aconteceu de 05 a 08 de novembro, em Barra de Piraí (RJ). O foguete construído pelos alunos do Instituto ultrapassou a marca de 95 metros de alcance no lançamento, o que conferiu ao grupo a medalha de prata. Já na categoria apresentação oral, os discentes ficaram em terceiro lugar entre as 43 equipes presentes. A Jornada reuniu grupos que participaram da Mostra Brasileira de Foguetes e que, na ocasião, alcançaram lançamentos acima de 100m.

Nesta sexta-feira (09) foi organizada uma cerimônia no campus para a entrega dos certificados, momento em que o grupo repassou aos demais alunos a experiência da Jornada. “Recebemos várias palestras e oficinas e isso foi muito importante para que a gente aprendesse na prática aquilo que funciona e o que não funciona. Foi incrível o que aconteceu lá, a gente aprendeu muito e voltamos com a intenção de motivar os estudantes do campus a participar dessa e de várias outras olimpíadas. No próximo ano vamos concluir o curso de Edificações, então agora queremos treinar as pessoas que vão ficar aqui para representar o IFPE nas próximas edições”, comentou Gabriela. 

Jornada de Foguetes IFPE Caruaru

O professor de Física Nélio Ferreira destacou que desde o 4º período esses alunos estão participando da construção de foguetes e agora de bases de lançamento, aprimorando o protótipo. “Tivemos a grata satisfação de conquistar excelentes resultados. Nosso objetivo ao incentivar os alunos a participar das olimpíadas é fazer com que eles conheçam mais sobre si, identifiquem as áreas que possuem mais afinidade, na perspectiva de alavancar carreiras profissionais desde o Ensino Médio” afirmou o docente. “Existem diversas outras olimpíadas e vamos continuar incentivando nossos estudantes a participar das competições. São experiências muito relevantes para o aprendizado e para reforçar a disciplina e o comprometimento dos discentes”, destacou a diretora-geral do campus, Elaine Rocha. Jornada de Foguetes IFPE Caruaru

A importância do contato com estudantes de outros Estados foi lembrada por Samuel Lucena. “O mais interessante foi a troca de conhecimentos que a gente teve com pessoas de vários lugares do Brasil, fez com que a gente melhorasse cada vez mais o que estávamos levando, que foi o foguete, a base”, declarou. Brenda aproveitou o momento para informar que na próxima semana o grupo fará uma demonstração do lançamento para os alunos do campus. “Queremos mostrar que o aluno do IFPE tem a capacidade de participar e de conquistar posições de destaque em competições nacionais”, destacou.