Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Estudantes de Mecatrônica desenvolvem Drone Quadricóptero

Estudantes de Mecatrônica desenvolvem Drone Quadricóptero

Trabalho é realizado por discentes do 4º período. Projeto será exposto na Mostra Nacional de Robótica.
publicado: 22/07/2016 15h29 última modificação: 22/07/2016 18h31

Discentes do 4º período do curso técnico em Mecatrônica, modalidade subsequente, usaram os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula para montar um drone. A equipe MecDronic, como foram intitulados, é formada por oito integrantes que desde início do curso estão empenhados no desenvolvimento do projeto. De acordo com o professor e coordenado do curso, Alexander Sena, a iniciativa tem fins didáticos. “A ideia é que o estudante vivencie cada fase da construção aplicando os conceitos vistos nas disciplinas”, explicou.

Desde o 2º período Emerson Brito, Eros Silva, Thiago Augusto, Fabiano Lima, Túllio Buarque, Ana Laís, Zenivaldo França e Jaison Santos passam várias tardes no Laboratório de Eletrônica empenhados na construção do aeromodelo. Além do professores, o Técnico em Laboratório Julyandryos Mendonça também auxilia a turma. Atualmente o projeto está na fase de controle de estabilidade, quando os alunos trabalham no equilíbrio do drone durante o voo. Para Emerson, o projeto complementa a formação recebida em sala de aula. “A teoria a gente aprende, mas apenas a atividade prática mostra como ela realmente funciona. É uma forma de compreender melhor o conteúdo”, destacou.

O grupo passou por todas as etapas da construção de um drone, desde a montagem da estrutura, instalação da placa de controle e integração das demais peças. Até agora foram aplicadas lições aprendidas nas disciplinas de Desenho Técnico, Eletrônica Analógica e Digital, Resistência de Materiais, Processos de Fabricação, Linguagem de Programação, Sistemas Microcontrolados, Manufatura e Robótica, Instrumentação e Controle.

Drone

“Nosso projeto foi ousado, estudantes que fizeram um drone partindo do zero. Isso trouxe muito conhecimento para todos da turma e com certeza nos mostrou do que somos capazes de fazer lá fora. Ainda temos uma longa caminhada pela frente, mas um passo importante já foi dado”, afirmou Ana Laís. Esse ano a equipe vai participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR), que acontece em Olinda, de 08 a 12 de outubro, para expor o trabalho realizado no IFPE campus Caruaru.

*Clique na primeira foto para visualizar as demais.