Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Ex-aluno do IFPE é aprovado em instituição de ensino americana

Notícias

Ex-aluno do IFPE é aprovado em instituição de ensino americana

Rafael Silva (20) foi aceito pelo Franklin & Marshall College logo após concluir o curso Técnico em Mecatrônica, no Campus Caruaru.
publicado: 29/10/2017 11h47 última modificação: 29/10/2017 11h52

O ex-aluno do IFPE Campus Caruaru, Rafael Silva (20), foi aceito com bolsa integral pelo Franklin & Marshall College, instituição de ensino situada no estado da Pensilvânia (EUA), onde pretende estudar Ciência da Computação. “Me senti muito feliz e quase não acreditei quando li a carta de aceitação. Foi sensacional saber que todo o esforço e tempo que dediquei para esse propósito não foram em vão”, comentou. Rafael foi aprovado logo após terminar o curso Técnico em Mecatrônica, no IFPE, onde fez a modalidade integrado, que oferece o ensino médio junto ao ensino técnico. 

O interesse em estudar no exterior surgiu com a influência do colega de classe Renato Valentim, que também teve a oportunidade de vivenciar uma experiência fora do Brasil, quando foi aceito no International Affairs and Security, curso de verão oferecido pela Universidade de Yale. “Desde que comecei o curso de Mecatrônica ele me falava desse sonho de estudar fora do país”, afirmou Rafael. Foi Renato que o explicou todo o processo e o convenceu a aplicar para o Programa Oportunidades Acadêmicas, que ajuda jovens de baixa renda na preparação para o processo de seleção das universidades americanas. 

Para Rafael, o apoio dado pelo Programa e a experiência acadêmica no Instituto foram fatores decisivos para sua aprovação. “O IFPE me moldou com o melhor padrão de ensino que o Brasil pode oferecer a um aluno de ensino médio. Além disso, foi no IF que eu desenvolvi a maioria das minhas atividades extracurriculares e alcancei várias de conquistas pessoais, como medalhas em olimpíadas e um projeto de pesquisa. Todas essas atividades fizeram parte da ficha que enviei para a universidade”, explicou. Além do currículo acadêmico, seleções para universidades americanas envolvem a realização de provas, redações e o teste de proficiência em Inglês. 

Entre as conquistas do estudante estão as medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (ouro), Olimpíada Pernambucana de Astronomia e Astronáutica (ouro) e Olimpíada Pernambucana de Física (bronze). “Sempre vamos incentivar nossos alunos a acreditarem que é possível alcançar objetivos como os de Rafael e Renato”, ressaltou Alexander Sena, coordenador do curso Técnico em Mecatrônica. 

Agora como estudante do Franklin & Marshall College, Rafael pretende se destacar dentro do departamento de Ciência da Computação, participar de pesquisas com professores e procurar vaga de estágio. “Quando estiver perto de concluir o curso em F&M, vou aplicar para outras universidades, dessa vez buscando minha pós-graduação,” afirmou. Para os estudantes do campus que estão perto de terminar o curso, Rafael deixa uma mensagem. “Àqueles que buscam algo que parece ser impossível eu digo que existem oportunidades que podem mudar completamente qualquer situação”.