Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > IFPE Caruaru celebra primeiro ano de alimentação escolar

Notícias

IFPE Caruaru celebra primeiro ano de alimentação escolar

Alimentos são adquiridos com recursos do PNAE e produzidos por agricultores familiares da Normandia
publicado: 31/10/2019 11h50 última modificação: 31/10/2019 12h16

A oferta de alimentação escolar no IFPE Caruaru completou um ano na última quarta-feira (30). Os alimentos são adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e produzidos por agricultores e agricultoras familiares do Assentamento Normandia, entre bolos, frutas e pães. Para marcar a data, o Campus promoveu cerimônia com a presença de gestores, estudantes e convidados. Foram expostos os resultados da pesquisa de aceitabilidade aplicada aos discentes, as conquistas desse primeiro ano e os desafios futuros. 

Participaram do momento Anália Ribeiro, reitora do IFPE; Ana Patrícia Falcão, pró-reitora de Extensão; Elaine Rocha, diretora-geral do Campus Caruaru; Sílvia Bacalhau e Mônica Gomes, nutricionistas; e Andreia Lira, coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar do Campus. As boleiras da Normandia também estavam presentes na cerimônia. Representando todas as boleiras envolvidas no processo, Mauricéia Matias recebeu o certificado de agradecimentos pela colaboração na implantação do Projeto. 

Coordenadora do Núcleo de Alimentação do Campus, Andréia Lira aproveitou o momento para lembrar aos alunos que é necessário manter um diálogo com a nutricionista para que possam transmitir críticas ou elogios em relação à merenda, para que essa alimentação esteja sempre sendo revista e melhorada. A nutricionista Sílvia Bacalhau apresentou os dados da pesquisa de satisfação obtidos através de formulários aplicados aos estudantes, indicando o IMC dos alunos, as preferências alimentares e ressaltou o papel dos alimentos saudáveis na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. 

Elaine Rocha, diretora-geral do Campus, destacou em sua fala que a data significa um momento especial para a comunidade acadêmica. “Falar da merenda significa falar de compromisso, responsabilidade e respeito aos estudantes, educação e agricultura familiar. Estamos nos referindo a uma alimentação 100% saudável, sem nenhum tipo de agrotóxico, a um cardápio montado por uma nutricionista. Muita gente precisa dessa complementação alimentar para estudar, para algumas pessoas faz toda a diferença no desempenho acadêmico”, afirmou. 

IFPE Caruaru Celebração PNAE.png

A reitora Anália Ribeiro destacou o fato de todo o recurso da alimentação escolar do Campus Caruaru ser destinado ao agricultor familiar. “Quando fazemos isso estamos passando uma mensagem para a sociedade, a de que queremos beneficiar o pequeno agricultor, da comunidade, aquele que está perto de nós. Além disso, adquirimos esses alimentos de uma cooperativa formada por mulheres, pessoas produtivas que merecem nosso cuidado institucional. É mais uma forma de integrar comunidade e instituição, então também é uma ação pedagógica. Estamos cumprindo a missão do IFPE, que envolve oferecer a educação pública de qualidade considerando e respeitando os arranjos produtivos locais. Este trabalho precisa continuar”, ressaltou. 

Confira todas as fotos em: photos.app.goo.gl/S5hrwBENeia79NH4A