Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Campus promove formatura para turmas de Edificações e Mecatrônica

Campus promove formatura para turmas de Edificações e Mecatrônica

Solenidade aconteceu na sexta-feira (24) e marcou a colação de grau para estudantes do integrado.
publicado: 27/03/2017 21h54 última modificação: 27/03/2017 21h59

Na sexta-feira (24) o IFPE Caruaru promoveu a formatura de estudantes dos cursos técnicos em Edificações e Mecatrônica, modalidade integrado. Servidores do IFPE, autoridades da região, pais e amigos dos formandos participaram da cerimônia, que aconteceu no auditório de Medicina da UFPE. Para o professor Alexander Sena, coordenador e padrinho de Mecatrônica, o momento representou uma felicidade imensa, por ser a concretização do trabalho dos professores e administrativos envolvidos na Educação profissional dos alunos.

A mesa se honra foi composta por Bernardina Santos, professora do campus Belo Jardim, representando a reitora Anália Ribeiro; Elaine Rocha, diretora geral do campus Caruaru; Raphaela Banks, diretora de Ensino; Danilo Abreu, representando Michel Antão, coordenador de Edificações; Alexander Sena, coordenador de Mecatrônica; e Welson Costa, secretário Executivo de Educação do município, representando a prefeita Raquel Lyra.

Escolhida como oradora de Edificações, Júlia Milena destacou, em seu discurso, a presença da diversidade em sua turma. “Aprendemos a conviver e respeitar cada diferença”, comentou. Júlia também ressaltou o papel das pedagogas Jane Beserra e Aliny Freitas e da psicóloga Ana Denise, que trabalharam para que a turma superasse barreiras como o preconceito e a desinformação.

Já o orador de Mecatrônica, Geraldo Francisco, falou sobre a forma de Ensino ofertada pelo Instituto. “Percebemos que não estávamos numa escola tradicional de Ensino Médio. O conhecimento não viria simplesmente até nós, era preciso procurá-lo e construí-lo, não só com a ajuda dos professores, mas também dos nossos próprios colegas de turma”, afirmou. Geraldo ainda garantiu que os jovens formandos daquela noite eram profissionais cheios de confiança e capazes de promover a mudança que desejam para o mundo.

O diploma de destaque acadêmico, que valoriza os estudantes que se sobressaíram no âmbito do Ensino, pesquisa e extensão no Instituto, foi concedido aos formando Elyaquim Torres (Edificações) e Asafe Santos (Mecatrônica). Em sua fala aos formandos, a professora de Filosofia Fernanda Celi, madrinha de Edificações, deixou fundamentos como "a busca do bem (que se constrói com o reconhecimento do outro como igual), o cultivo do amor (que promove a generosidade), a prática da tolerância (considerar cada perspectiva para ter uma vida harmônica), reconhecimento dos medos (para o autoconhecimento), autoconfiança e felicidade".

Em referência ao discurso de Fernanda, a professora Bernardina Santos lembrou que o IFPE é uma instituição que se preocupa com o outro, promovendo a construção de uma sociedade solidária, e destacou a presença do Instituto no interior do Estado. “A interiorização veio para mudar a vida dos jovens que vivem aqui”, concluiu. Para Elaine Rocha, diretora geral, momentos como as cerimônias de formatura fortalecem o profissional envolvido com a Educação, por representar uma motivação para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

*Selecione a primeira foto para visualizar as demais