Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Mostra de Extensão chega ao Campus Caruaru

Notícias

Mostra de Extensão chega ao Campus Caruaru

Extensionistas apresentaram resultados parciais dos projetos de integração com a comunidade.
publicado: 10/07/2018 09h40 última modificação: 10/07/2018 09h49

Nesta segunda-feira (09) estudantes extensionistas do campus Caruaru apresentaram os resultados parciais e objetivos futuros dos projetos de integração com a comunidade. As exposições fazem parte da Mostra de Extensão do IFPE, que acontece em todos os campi da Instituição com o intuito de acompanhar a evolução das atividades de extensão desenvolvidas por discentes e seus coordenadores. As exposições foram divididas nas seguintes áreas temáticas: Educação; Tecnologia e Produção; Meio Ambiente; e Saúde. 

Para marcar a abertura da programação, o professor Danilo Abreu, gestor de Extensão do campus, conversou com a plateia sobre o papel da extensão acadêmica. “Proporciona uma formação mais completa, fazendo com que o estudante trabalhe de forma plena, como discente e cidadão humanizado. Ele se envolve com a comunidade e aprende a se preocupar com o outro, além de desenvolver habilidades que serão aplicadas no mercado de trabalho”, comentou. 

Também participaram da cerimônia de abertura a professora Fátima Verônica, que também é gestora de Extensão do campus; Marcelo Wanderley, coordenador de Extensão da PROEXT; e Anderson Santos, chefe de gabinete, representando a Direção-Geral do IFPE Caruaru. “É preciso observar o impacto positivo que nossos projetos de extensão causam na comunidade e na vida das pessoas que a integram, essa mudança é o grande propósito da extensão”, afirmou Wanderley. 

Os projetos foram apresentados para avaliadores e comunidade acadêmica. Entre os trabalhos expostos estava o de Integração Cultural a partir das Aulas de Língua Espanhola, que visa despertar o reconhecimento da identidade latina em alunos de escolas municipais. Nele, os estudantes do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras do campus ministraram aulas para turmas da Escola Municipal Mariana Lima, com a supervisão da coordenadora do projeto, a professora Rúbia Andrade. Para o extensionista Felipe Fonteles, o projeto despertou seu interesse pela área de Educação. “A gente nota que pode repassar os valores que aprende, o que é muito mais importante, pois qual é a graça de conhecer uma cultura, uma língua e não repassar isso? Me ajudou a crescer como indivíduo e profissional. Aprendi a trabalhar com pessoas diferentes de maneira igualitária”, afirmou. 

Mostra de Extensão - IFPE Caruaru

Na área de Saúde, alunas de Segurança do Trabalho (8º período/integrado) estão treinando profissionais da educação, através do projeto Capacitando Educadores: Primeiros Socorros na Educação Infantil, inserindo medidas preventivas necessárias no ambiente escolar. A iniciativa é coordenada pela professora Janine Tavares e desenvolvida pelas alunas Bruna Rodrigues, Dynara Viterbo e Míria Batista. Entre as ações já realizadas está a oficina teórico/prática sobre estratégias de prevenção dos riscos de acidente e adoecimento nas escolas, ministrada na Escola Municipal Augusto Tabosa. O trabalho também foi aprovado no I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep), que ocorrerá em Brasília, no mês de agosto. 

Muitos dos projetos que estão acontecendo em 2018 são continuidade de atividades que os professores já desempenham no campus, então o nível está muito bom. Além disso, a maioria dos estudantes são concluintes, o que faz com que o nível de conhecimento deles aqui no IF agregue mais valor aos trabalhos. Espero que tenhamos bons resultados para mostra no Enext e que Caruaru seja bem representado”, comentou Andrezza Moura, uma das avaliadoras dos projetos.

Para conhecer todos os Projetos de Extensão do IFPE Caruaru, acesse: Extensão/Projetos

Confira todas as fotos da Mostra em: Flickr Caruaru