Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Diretora-geral do campus Caruaru propõe gestão baseada no diálogo e na união

Notícias

Diretora-geral do campus Caruaru propõe gestão baseada no diálogo e na união

Cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na quarta-feira (1º), na Área de Convivência do campus, reunindo a comunidade do Instituto e autoridades da região.
publicado: 02/06/2016 12h23 última modificação: 02/06/2016 22h41

A proposta de uma gestão pautada pelo diálogo e a união marcou o discurso da professora Elaine Rocha, primeira diretora-geral eleita do IFPE Caruaru, durante solenidade da Transmissão de Cargo. “Nossa missão maior é promover a formação profissional e cidadã dos estudantes”, afirmou. A cerimônia aconteceu na última quarta-feira (01), na Área de Convivência do campus, com a participação de servidores, discentes, gestores do Instituto, do município e de instituições parceiras. 

A solenidade também foi marcada pela despedida da antiga gestão. O professor Flávio Albuquerque, diretor-geral cessante, representou o ex-diretor George Gaudêncio. Flávio aproveitou a ocasião para agradecer a todos que integraram com dedicação e empenho a administração do campus nos últimos anos e desejou “serenidade para a equipe comprometida que faz parte da nova gestão”. A mesa de honra também foi composta pela reitora do IFPE, Anália Ribeiro; por Leandro Barbosa, estudante de Engenharia Mecânica; Francisco Chagas, diretor do campus Belo Jardim; Graça Rosal, secretária de Educação do município; e Edson Simões, diretor do Senai em Caruaru. 

Anália Ribeiro, reitora do IFPE, e Elaine Rocha, DG do campus Caruaru

Em suas considerações, a reitora do IFPE, Anália Ribeiro, destacou o simbolismo que o momento representa. “Além de ser uma celebração pura da democracia, o campus Caruaru também elege uma mulher para ocupar o cargo de direção-geral”, ressaltou a reitora, em referência à importância da representatividade feminina dentro do Instituto. Anália ainda comentou sobre os avanços do campus, mesmo com apenas cinco anos de existência, e citou o reconhecimento do curso de Engenharia Mecânica pelo Ministério da Educação. 

Participaram da mesa de extensão a pró-reitora de Ensino, Edlamar Santos; pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Monteiro; Glauco Reinado, representando o diretor-geral do campus Pesqueira, Valdemir Mariano; e André Menezes, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional. 

No decorrer da cerimônia foi realizada uma leitura sobre a trajetória profissional e acadêmica da professora Elaine Rocha até assumir o cargo na direção-geral. Também houve a entrega de homenagens simbólicas aos gestores e a assinatura do Termo de Transmissão de Cargo. O público ainda conferiu as apresentações culturais do grupo Maracatu e Pernas de Pau, do Alto do Moura, além do Grupo Dançar't e do trio pé de serra Bolsa Permanência, ambos formados por estudantes do campus. 

Nos períodos da tarde e da noite a equipe da nova gestão organizou momentos com os estudantes para uma apresentação oficial. Responsável pela Pesquisa, o professor André Pessoa afirmou que o campus vai continuar investindo em iniciativas direcionadas à sociedade. A docente Rúbia Andrade, à frente das atividades de Extensão, apontou a necessidade de reforçar o potencial dos alunos perante as empresas da região. Os seguintes gestores também integram a equipe: Raphaela Banks (Direção de Ensino), Rafael Oliveira (Divisão de Ensino), Germano Gomes (Administração e Planejamento) e Aglae Gouveia (Gestão de Pessoas). 

Elaine Rocha foi empossada oficialmente como diretora-geral desde o dia 5 de maio, para o período de 2016 a 2020, junto aos diretores eleitos nos demais campi. A professora é doutoranda em Engenharia Civil e mestre em Engenharia de Produção. Ingressou no IFPE como docente em 2010, na área de infraestrutura. Exerceu a função de coordenadora adjunta do Pronatec, entre 2012 e 2013, e foi coordenadora do curso de Edificações, no período de 2011 a 2015. Orientou projetos de iniciação científica nas modalidades BIA, PIBIC, PIBIC Técnico e de extensão pelo PIBEX.