Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Palestra traz a temática da Mobilidade Urbana para debate

Palestra traz a temática da Mobilidade Urbana para debate

Momento foi proporcionado por Eloisa Moraes, engenheira na Empresa de Urbanização do Recife.
publicado: 10/06/2016 16h51 última modificação: 10/06/2016 17h01

Através de uma sugestão do professor Maecio Gomes, a Divisão de Extensão do IFPE Caruaru promoveu uma conversa sobre o tema Mobilidade Urbana com estudantes de Edificações e Segurança do Trabalho. A palestra foi ministrada por Eloisa Moraes, Engenheira Civil especializada em Transporte, que atua na Empresa de Urbanização do Recife (URB). O momento aconteceu na tarde desta sexta-feira (10), no auditório do campus, quando foram expostas cidades que servem como exemplo no quesito mobilidade e outras que exibem falhas neste item do planejamento urbano.

Durante a palestra foram citados pontos que fazem parte do conceito de mobilidade urbana, como projetos de sinalização, acessibilidade e infraestrutura de redes subterrâneas; implantação de mobiliário urbano adequado; além de projetos para promoção de sombras. Eloisa também reforçou a importância das políticas de inclusão social nos projetos de mobilidade, através do conhecimento dos problemas e necessidades especiais dos diversos setores da sociedade.

Ainda foi aberto um espaço para a troca de ideias entre palestrante, estudantes e professores presentes. Na ocasião a temática foi direcionada para Caruaru, quando o público citou exemplos positivos e negativos sobre a questão da mobilidade observados na cidade.

De acordo com a palestrante, a criação de um espaço público cidadão também necessita da participação popular, no sentido de indicar falhas e reivindicar melhorias para o bem-estar de todos. Para a chefe da Divisão de Extensão, a professora Rúbia Andrade, esse tipo de palestra contribui para a criação de uma consciência cidadã nos jovens. “Estamos formando alunos críticos, com um olhar diversificado, independente de sua área de estudo”, defendeu.