Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Projeto de estudante é aprovado em congresso internacional

Notícias

Projeto de estudante é aprovado em congresso internacional

Hugo Moreira otimizou sistema de refrigeração para que consuma menos energia e tenha capacidade maior que o convencional. A iniciativa será apresentada no 10º Mercofrio.
publicado: 15/08/2016 10h03 última modificação: 15/08/2016 16h33

Desde 2015 o estudante Hugo Moreira trabalha numa solução para otimizar o desempenho de sistemas de refrigeração. Orientado pelo professor Felipe Vilar, o discente de Engenharia Mecânica desenvolveu um método para projetar um componente desses sistemas, através da implementação de código computacional. O mecanismo resultou em menor consumo de energia e aumento na capacidade do sistema convencional. A iniciativa será apresentada no 10º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação (Mercofrio), que acontece em setembro, na cidade de Porto Alegre (RS).

O projeto intitulado Dimensionamento de Tubo Capilar para Sistema de Refrigeração por Compressão de Vapor utilizando Método das Diferenças Finitas foi desenvolvido com o incentivo do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC). De acordo com o professor Felipe Vilar, sistemas de refrigeração envolvem uma modelagem matemática avançada, que atrapalha a eficiência do equipamento. Diante dessa situação, o estudante do campus Caruaru propôs uma solução, implementando um código computacional para desenvolver um método que resolve o problema.

Hugo Moreira explicou que a ideia surgiu durante conversas com seu orientador. “Falei de minha curiosidade pela área térmica, especialmente pela refrigeração, então o professor Felipe indicou pesquisas em máquinas de absorção de vapor, que representa um campo amplo de estudo”, comentou. Segundo o estudante, na literatura existe pouco material sobre dispositivos de expansão aplicados a esse tipo de máquina, o que faz de sua pesquisa um estudo inovador.

Sobre a aprovação do projeto no congresso, Hugo afirmou que “significa o reconhecimento internacional de um trabalho que demorou um ano para ficar pronto, além de incrementar o currículo e abrir um novo campo de conhecimento”. O Mercofrio é reconhecido por apresentar trabalhos de alta notoriedade, relevância técnica e utilidade mercadológica.