Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Projetos de pesquisa do IFPE Caruaru recebem Menção Honrosa

Projetos de pesquisa do IFPE Caruaru recebem Menção Honrosa

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos ex-alunos Gessika Dantas e José Lyndemberg, com coordenação do professor Flávio Albuquerque.
publicado: 10/02/2017 13h28 última modificação: 10/02/2017 13h35

Projetos de pesquisa do campus Caruaru receberam prêmios e Menção Honrosa pelo desempenho alcançado no XI Congresso de Iniciação Científica do IFPE (Conic). Coordenados pelo professor Flávio Albuquerque, os projetos foram desenvolvidos por Gessika Dantas, Técnica em Segurança do Trabalho, e José Lyndemberg, Técnico em Mecatrônica. Durante o evento, ambos receberam nota máxima dos avaliadores e ficaram empatados em primeiro lugar na categoria PIBIC Técnico. A entrega foi realizada pelo pró-reitor de Pesquisa, Mário Monteiro, e pela reitora Anália Ribeiro. O momento aconteceu na última segunda-feira (06), no miniauditório do campus Recife.

Foram contemplados os trabalhos “História e representações sociais: a construção de representações sobre a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (Caruaru-PE)”, de Gessika, e “Prisões e História Oral: a Penitenciária Juiz Plácido de Souza e seus sujeitos”, desenvolvido por Lyndenberg. "Foi a primeira pesquisa envolvendo a penitenciária, então várias perguntas começaram a ser respondidas sobre essa unidade, principalmente sobre a ideia de ela ser ou não uma penitenciária modelo", comentou Flávio. O professor também destacou a dedicação e autonomia intelectual dos estudantes bolsistas.

Além do Conic, os projetos ainda foram apresentados em eventos como o Encontro Nacional da SBPC (SP - 2015), Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação - Connepi (MA - 2014), Encontro da Associação Regional de História (RJ - 2014) e outros eventos em Pernambuco.