Você está aqui: Página Inicial > Campus > Caruaru > Notícias > Projeto utiliza técnica alternativa para o ensino da matemática

Projeto utiliza técnica alternativa para o ensino da matemática

Iniciativa usa truques de mágica para estimular o interesse pela disciplina em alunos de escolas estaduais.
publicado: 30/06/2016 12h28 última modificação: 30/06/2016 12h51

Estimular o estudo da matemática através de técnicas que fogem das práticas tradicionais aplicadas em sala de aula. É defendendo essa ideia que o projeto Mágica Matemática, do campus Caruaru, vem usando a mágica para despertar o interesse pela disciplina em alunos de escolas públicas estaduais e do próprio Instituto. A iniciativa é coordenada pelo docente Alci Junior, com a colaboração da professora Juliana Holanda, e a participação dos estudantes Lucas Araújo e Eduarda Lima. O projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) do IFPE.

As apresentações da equipe T-1(i,a,n,a) são interativas, convidando o público para participar da realização das mágicas. Entre as ações expostas estão truques de baralho e a fita de moebius. Em seguida é feita a explicação dos conceitos matemáticos que possibilitaram a execução da referida mágica, estimulando o aluno a desenvolver seu raciocínio lógico. Com o exercício do raciocínio lógico o estudante também pode melhorar o desempenho em outras disciplinas e numa futura atuação profissional.

Outros fatores estimulados pelo projeto são o pensamento independente, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, autoconfiança, concentração e organização. Além disso, a ação intensifica a interação da comunidade com o Instituto. O projeto segue orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que prevê a utilização de jogos como ferramenta para o estudo da matemática.