Você está aqui: Página Inicial > Campus > EAD > Cursos > Técnicos > Subsequente > Sistemas de Energia Renovável > Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

por Hugo Ferreira publicado 23/12/2015 17h31, última modificação 20/12/2018 12h18

O estudante do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável na modalidade Educação a Distância se dividirá entre atividades mediadas pela internet e atividades presenciais, no intuito de melhor desenvolver seus conhecimentos e habilidades e além de garantir a adequada condução de seu processo de aprendizagem. Por isso, contará com o acompanhamento de três tipos de profissionais, a saber:

- professor(a)-formador(a): é o docente que ministra as aulas e é responsável pelo conteúdo do componente curricular (matéria), cujas vídeoaulas estarão disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Está presente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);

- tutor(a) presencial: profissional que desempenhará o papel de intermediador entre o estudante e a instituição, orientando sobre utilização do AVA e procedimentos que se façam necessários com a instituição. Está presente no polo de apoio presencial;

- tutor(a) a distância: profissional que desempenhará o papel de suporte ao estudante, dirimindo dúvidas sobre o componente curricular. Está presente no AVA, podendo ser consultado em horários pré-determinados, através de chat. Está presente no ambiente virtual de aprendizagem e fará aplicações de avaliações no polo de apoio presencial.

Diferentemente de um curso presencial, este estudante terá sua sala de aula no AVA. Neste espaço, terá acesso às vídeoaulas ministradas pelos professores-formadores e aos conteúdos digitais referentes a cada componente em que estiver regularmente matriculado,  bem como chats e fóruns nos quais poderá interagir fazendo colocações e tirando dúvidas sobre o conteúdo ministrado.

O estudante também contará com encontros presenciais, realizados em períodos especificados pelo próprio curso no polo de apoio presencial. Acompanhado por tutor presencial e/ou professor formador, ele ainda terá a oportunidade de participar de aulas práticas, visitas técnicas e práticas laboratoriais.

Além de ter a oportunidade de vivenciar o tripé acadêmico formado por Ensino, Pesquisa e Extensão sob a supervisão do(a) coordenador(a) de projeto, o estudante da modalidade Educação a Distância também deverá observar o Calendário Acadêmico, disponibilizado em página institucional, a fim de conferir períodos reservados para realização de processos como avaliações e renovação de matrículas, bem como solicitações de reintegração, reabertura de matrículas ou admissão por transferência, por exemplo.

O material didático referente a cada componente pode ser obtido em plataforma digital (disponibilizado no AVA) e/ou através de apostilas, entregues aos próprios estudantes no polo de apoio presencial. Eles também têm acesso às bibliotecas virtuais e livros físicos, disponibilizados pela instituição.   

Para conferir o Projeto Pedagógico do Curso, com todos os detalhes sobre o desenvolvimento das atividades do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável ofertado na modalidade EaD, clique aqui.